19/09/2019

Cofen e Coren-PR lançam Programa Nacional da Qualidade no Paraná

Lançamento aconteceu nesta quinta-feira (19), durante Seminário Integrado de Qualidade e Segurança do Paciente, em Curitiba

PNQ foi apresentado durante Encontro de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, antes do lançamento oficial

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) lançou, durante Seminário Integrado de Qualidade e Segurança do Paciente, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde com apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), o Programa Nacional da Qualidade (PNQ), que será disponibilizado a todas as instituições de saúde e de formação profissional do estado.

A presidente do Coren-PR, Simone Peruzzo, e a coordenadora do Grupo de Trabalho da Qualidade, Tereza Kindra, apresentaram o objetivo da comissão do Conselho e uma mesa-redonda debateu o tema com convidados de hospitais e unidades de saúde do Paraná, além do convidado coordenador do PNQ, Cláudio Porto, que falou sobre Selo de Qualidade do Cofen.

“Este debate é extremamente necessário: exige mudança cultural, aprimoramento e disseminação de informação; para a enfermagem, que representa mais de 100 mil trabalhadores no estado, o dimensionamento profissional está diretamente ligado à qualidade e segurança; o quantitativo deve ser adequado ao serviço oferecido e o trabalhador deve estar devidamente capacitado”, disse Simone.

“O programa objetiva, através de indicadores de Gestão de Qualidade, Gestão de Risco e Gestão de Segurança do Paciente, valorizar e reconhecer as boas práticas no exercício profissional promovido por enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem”, explicou Cláudio.

Importante e inédito, o processo reconhece cada profissional de Enfermagem, cada unidade ou serviço de assistência de Enfermagem e cada instituição de formação profissional de nível superior e técnico que venha a alcançar os indicadores preconizados pelo PNQ.

Esse processo de reconhecimento e valorização individual compõe, ainda, o que vem sendo desenvolvido no mundo pela campanha Nursing Now, que é promovida, aqui no Brasil, pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.

Fonte: Ascom - Cofen