17/06/2016

Cofen lança 12ª edição do informativo “A gente ama Enfermagem”

Confira a edição do informativo "A gente ama enfermagem" que comemora a semana da Enfermagem

aba cabecario

12ª Edição 05/2016

No mês da Enfermagem, renovamos nossa luta pela valorização profissional, que exige ensino presencial e de qualidade, dimensionado para as necessidades da Saúde Coletiva. A formação desordenada resulta em rebaixamento salarial, desemprego aberto e queda na qualidade da assistência. Audiências públicas realizadas em todas as regiões do Brasil reforçaram essa bandeira. Alcançamos importantes vitórias, incluindo o decreto que torna obrigatório a consulta ao Conselho Nacional de Saúde para a abertura de vagas.

Acompanhe, ainda, novidades do 19ª Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem e do Congresso Mundial de Saúde. Conheça o novo sistema de Ouvidoria, saiba como opinar nas consultas públicas em andamento, e muito mais.

aba em destaque

Audiências Públicas avançam e formação EaD recua no mês da Enfermagem

111Audiências Públicas em todas as regiões do Brasil marcaram a resistência da Sociedade à formação de profissionais de Enfermagem a distância. Em Salvador, Natal, Fortaleza, João Pessoa, Vitória, Boa Vista, Cuiabá, Manaus, Macapá, Goiânia, especialistas, docentes, parlamentares e estudantes debateram e reafirmaram que a formação de enfermeiros e técnicos de Enfermagem exige habilidades e competências desenvolvidas na interação teórico-prática, em contato direto com o paciente.

aba noticiasConferência Mundial de Promoção da Saúde ressalta importância do SUS

A 22ª Conferência Mundial de Promoção e Educação na Saúde, realizada em Curitiba de 22 a 26 de maio, reforçou a importância da universalidade do Sistema Único de Saúde – SUS, construído juntamente com a redemocratização brasileira. Os profissionais de Enfermagem representam mais da metade dos recursos humanos do SUS. O Cofen marcou presença na conferência, com estande e apoio institucional. Saiba mais.

Comissão científica recebe inscrições de trabalhos para o CBCENF

A Comissão Científica do 19º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem recebe, até 22 de julho, inscrições de resumos e trabalhos. Com o tema “Inovação e Tecnologia em Enfermagem: Avanços para a Profissão”, o 19º CBCENF será realizado de 18 a 21 de outubro, em Cuiabá/MT. Acesse o site do CBCENF e participe do maior evento anual da área de Saúde na América Latina.

Cofen lança novo sistema de Ouvidoria, mais seguro e interativo

O novo sistema de Ouvidoria do Cofen foi lançado no mês de maio. As mudanças melhoram a acessibilidade e a segurança, além aumentar a interatividade, permitindo a abertura de canal de diálogo entre ouvidores e manifestantes para esclarecer dúvidas e solicitar dados adicionais necessários para responder a questão apresentada. O sistema novo, desenvolvido internamente, também está disponível para os Conselhos Regionais de Enfermagem. Saiba mais.

Enfermagem pactua implementação de Práticas Avançadas no Brasil

Estratégias para a implementação da Enfermagem de Práticas Avançadas no Brasil foram pactuadas pelo Cofen, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), pela Aben e pelo Ministério da Saúde. Estruturada em três eixos, a proposta inclui o fortalecimento de centros de excelência, a implementação de currículo nuclear de práticas avançadas para os enfermeiros residentes de programas multiprofissionais, além medidas para facilitar a implementação de protocolos nos programas de Saúde institucionais. Saiba mais.

Enfermeiros atuarão como voluntários nos Jogos Olímpicos RIO 2016

No mês de maio, o Cofen se reuniu com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e com os responsáveis pelo Serviço de Enfermagem para discutirem a importância da inserção dos profissionais de enfermagem no segmento do esporte como voluntários nos Jogos, os quais já começaram a receber treinamento em saúde e curso de inglês. O grupo alinhou a construção de Artigo Científico para a Revista “Enfermagem em Foco” e a apresentação de uma Mesa Redonda no 19º CBCENF. Saiba mais.

Cofen apoia formação técnica em Enfermagem para instrumentador cirúrgico

A profissão de instrumentador cirúrgico deve ser privativa dos técnicos de Enfermagem que concluam curso específico na área. É este o atual entendimento do PLC 75/2014, nos termos do substitutivo proposto pelo senador Bendito Lira (PP – AL), com apoio do Cofen. Também poderão atuar aqueles que já estiverem na profissão há pelo menos dois anos, a partir da vigência da lei. Saiba mais.

Enfermeiro participa do revezamento da tocha olímpica

O enfermeiro Luís Carlos teve a oportunidade de carregar a chama olímpica em Taguatinga, no Distrito Federal. Ele faz parte do grupo seleto de 141 pessoas que foram escolhidos através de um concurso para participarem do revezamento da tocha na capital do país. O trajeto somou 105 quilômetros, incluindo deslocamentos por carro. O enfermeiro trabalha na reabilitação de pessoas com lesão medular em um dos hospitais da Rede Sarah. Saiba mais.

aba congresso

Decreto torna obrigatório parecer do CNS para cursos de Enfermagem

Na Semana da Enfermagem, nossa mobilização pelo ensino presencial e de qualidade alcançou uma importante vitória. Foi promulgado o decreto nº 8754/2016, tornando obrigatório parecer opinativo dos conselhos profissionais para abertura de cursos de Enfermagem e outras profissões. “É um passo fundamental para romper a mercantilização do ensino e colocar os interesses da Saúde Coletiva acima do lucro”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri. Saiba mais.

aba comunicacao

No mês da Enfermagem, Cofen lança campanhas de valorização profissional

Campanhas nacionais de valorização profissional ganharam as ruas, telas, revistas e ondas de rádio no mês de maio. Na Semana da Enfermagem (12 a 20/5), o combate à formação não-presencial foi tema da campanha. No Dia Nacional pela Valorização da Enfermagem (20/5), reivindicações fundamentais, incluindo a luta pelas 30h , pela regulamentação da jornada de trabalho e por local digno de descanso, tiveram destaque. Saiba mais.

Consultas Públicas contribuem para aperfeiçoar normativas da Enfermagem

O Cofen quer saber a sua opinião para aperfeiçoar marcos normativas da profissão. Estão abertas consultas públicas sobre a atuação das equipes de Enfermagem no campo da Estética; em transplante de órgãos e tecidos e em quimioterápicos e antineoplásicos.  Acesse o sistema e envie sua colaboração. As sugestões recebidas serão consolidadas pela Câmara Técnica de Resolução e Normas (CTLN) e submetidas ao plenário do Cofen.

aba rodape