13/09/2021

Comissões de Saúde da Mulher debatem melhoria da assistência no Amazonas

Reunião discutiu proposta para a melhoria da assistência especializada de Enfermagem e acesso aos direitos sexuais e reprodutivos

Encontro debateu métodos de avanço no cuidado à saúde da mulher

As Comissões de Saúde da Mulher do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) se reuniram de 8 a 10 de setembro para debater estratégias para a melhoria da assistência de Enfermagem às mulheres brasileiras e ampliação do acesso a contracepção.

“Estamos aqui para trabalhar a efetivação da consulta de Enfermagem ginecológica no campo da saúde sexual reprodutiva, com foco nos métodos contraceptivos. O conselho regional vem buscando o apoio dos profissionais na área da saúde da mulher, articulando protocolos que garantam autonomia, formação e prática que atenda às necessidades da sociedade”, explicou o coordenador da Comissão Nacional de Saúde da Mulher, Herdy Alves.

A reunião discutiu estratégias para maior cobertura e resolutividade no cuidado à saúde da mulher e as práticas da Enfermagem obstétrica. “A partir destes debates, faremos encaminhamentos para validação pelo Cofen, propondo ações. Uma delas envolve a prescrição de medicamentos específicos por enfermeiros obstétricos,  mediante protocolos” explica a conselheira Ivone Amazonas. A prescrição já tem respaldo normativo na secretaria municipal de Manaus.

A conselheira federal Dannielly Costa, integrante da comissão, explica que os encaminhamentos devem ser pautados pelo Cofen até o próximo ano. “Nós conseguimos alinhar através dessa reunião muitos projetos a nível organizacional e político para que, no ano que vem, possamos iniciar capacitação teórica e prática para os enfermeiros nessa consulta ginecológica, com ênfase na saúde sexual reprodutiva, trazendo mais autonomia e valorização profissional, assim como uma maior autonomia para a mulher e as famílias”, relatou.

Atuaram neste grupo de trabalho os membros da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen Herdy Alves, Ivone Amazonas, Dannielly Alves, Elisanete de Lourdes, Vera Cristina Bonazzi e Ossimar Santos. Da comissão do Coren-AM Sandro André da Silva, Ana Kátia Pires, Anne Caroline Farias, Gean Mota, Gerda Coelho, Lúcia Marques, Maria Grasilvia, Suellen Couto e a Sandra Façanha.

Fonte: Coren-AM e Cofen