13/09/2019

Coren-ES recebe capacitação do Cofen sobre processos éticos

Treinamento durou dois dias e apresentou os trâmites que devem ser observados pelos Conselhos Profissionais

Alexandre Peixoto mostrou o passo a passo do processo ético

Conselheiros, funcionários e integrantes da Câmara Técnica de Processo Ético Disciplinar do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) participaram de dois dias de capacitação sobre processo ético. O treinamento, ministrado pelo chefe Setor de Processos Éticos do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Alexandre Dias Peixoto, foi concluído nesta sexta-feira (13/9), em Vitória.

“Uma das principais atribuições do Conselho é apurar possíveis infrações éticas e, no caso de comprovação, aplicar as penalidades previstas no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Temos a obrigação de não deixar passar despercebidos atos e condutas que prejudiquem a sociedade e a própria enfermagem”, disse Alexandre.

O representante do Cofen destacou, ainda, o caráter educativo dos Conselhos. “Importante focar na educação. Até o processo ético contribui nesse sentido porque mostra que o Coren está cumprindo o seu papel, o que deixa o profissional mais atento também. Assim todos ganham, a enfermagem e a sociedade”, concluiu.

Capacitação foi no auditório do Coren-ES, em Vitória

A presidente do Coren-ES, Andressa Barcellos, considerou o treinamento bastante produtivo. “Os conselheiros e funcionários têm a possibilidade de utilizarem essas ferramentas para melhorar as práticas e os processos de trabalho. Capacitações assim reforçam a nossa responsabilidade de cumprir as atribuições do Conselho. E agora com mais segurança e enxergando todo um contexto”, avaliou.

Durante a capacitação foram apresentadas as fases do processo ético, como denúncia, admissibilidade, tramitação, comissão de instrução, parecer de relator e julgamento e aplicação de penalidades.

Além de proteger a sociedade, a apuração de infrações, seja por negligência ou imperícia, também contribui para a valorização da enfermagem, evidenciando a importância dos bons profissionais.

Fonte: Coren - ES