23/11/2021

Coren-ES visita nova instalação do SAMU no estado

Instalação tem a finalidade de expandir o serviço de atendimento móvel para o estado

O serviço está presente em 56 municípios e atende mais de 1300 chamados

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) visitou, na última quarta-feira (17/11), a nova Central de Regulação do Samu 192, localizada no município de Serra. O objetivo da visita foi conhecer o novo espaço e acompanhar os serviços realizados pelos profissionais de Enfermagem do local.

Ao longo da visita, foi possível acompanhar o fluxo de despacho das ambulâncias e  o trabalho dos enfermeiros que atuam diretamente com os veículos de transporte de pacientes, CME e supervisão das equipes. O grupo também acompanhou o trabalho efetuado pelos técnicos de Enfermagem que tripulam as ambulâncias de Suporte Básico de Vida.

“Esta instalação proporciona aos profissionais de Enfermagem boas condições para a realização dos serviços de assistência. Pude perceber a grande dedicação das equipes no cumprimento da Resolução Cofen nº 655/2020, que normatiza a atuação desses profissionais na APH móvel terrestre e aquaviário”, explicou o conselheiro do Coren-ES e membro da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Conatenf), Douglas Lírio.

A visita foi acompanhada pelo coordenador de Enfermagem do local, José Marcelo Machado, que ressaltou, durante o encontro, o foco das equipes em promover uma assistência de qualidade. “Os desafios são enormes, mas as equipes do SAMU estão empenhadas em prestar a melhor assistência a população capixaba, incluindo os profissionais de Enfermagem”, disse Machado.

Fonte: Ascom - Cofen/Coren-ES