14/07/2017

Coren-PE interdita eticamente dois setores do Cisam

Interdição aconteceu como última medida, visando garantir condições para o exercício da assistência em Enfermagem

Diretor do Cisam reconheceu as falhas da unidade, e se prontificou a buscar soluções para sanar as irregularidades

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), através da presidente Marcleide Cavalcanti, da coordenadora adjunta de fiscalização Ivana Andrade e do procurador Bruno Becker, realizou a interdição ética dos profissionais de Enfermagem dos setores de alto risco e ginecologia do CISAM – Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, na manhã desta sexta-feira (14/07), devido à ausência de enfermeiros. A maternidade é referência na assistência em parto de alto risco e a recém-nascido de alto risco.

Para a presidente, a enfermeira Marcleide Cavalcanti, a ausência de enfermeiros em dois setores provoca além de uma assistência à saúde precária, a inviabilidade da atuação dos técnicos de Enfermagem – que só podem atuar sob a supervisão do enfermeiro. “A interdição aconteceu como última medida. Mas, o nosso intuito maior é oferecer uma assistência de qualidade para população, livre de erros e imperícia que poderiam ocorrer devido à ausência de enfermeiro. A superlotação de pacientes também é um fator importante, pois gera uma sobrecarga nos profissionais de enfermagem”, explicou.

No tocante à superlotação da unidade que provoca a sobrecarga de trabalho dos profissionais de Enfermagem, o Coren-PE deu um prazo de cinco dias – a partir de segunda-feira (17/07) – para que seja solucionada sob pena de interdição ética dos demais setores.

A inspeção aconteceu na última quarta-feira (12/07) com o objetivo de verificar denúncias feitas pelos profissionais da unidade, na madrugada da terça, mas também averiguar o cumprimento das notificações anteriores. O diretor do Cisam,  Olímpio de Moraes, reconhece as falhas da unidade, e se prontificou a buscar soluções para sanar as irregularidades encontradas.

Confira matéria na íntegra:
http://www.tvtribunape.com.br/video/9820

Fonte: Ascom - Cofen