08/11/2019

Coren-PR inaugura subseção em Londrina-PR

Subseção atenderá cerca de 12 mil profissionais inscritos no Coren em Londrina e região

Presidente do Cofen, Manoel Neri, esteve presente na cerimônia de inauguração

O novo imóvel da subseção Londrina do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) foi inaugurada oficialmente na última quarta-feira (6) com a presença de autoridades e profissionais da Enfermagem da região. O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, participou do evento ao lado da presidente do Coren-PR, Simone Peruzzo. Este é o segundo imóvel próprio adquirido pela gestão.

“Londrina é a primeira subseção que conquista um espaço próprio. A aquisição de imóveis próprios para a sede e as subseções do Coren-PR faz parte do planejamento estratégico da autarquia com o objetivo de garantir condições adequadas de trabalho aos nossos colaboradores e conselheiros, bem como mais conforto para o atendimento dos profissionais de enfermagem”, declarou a presidente.

O imóvel, localizado na Rua Leonardo da Vinci, 396, no Jardim Caravelle, tem 792 metros quadrados de área total e 326 metros quadrados de área construída. Ele atenderá cerca de 12 mil profissionais inscritos no Coren-PR de Londrina e macrorregião. A subseção responde pelo atendimento de 97 municípios do Estado.

Em sua fala, o presidente do Cofen, além de relembrar os problemas enfrentados pelo Coren-PR antes das gestões da presidente Simone, destacou o relevante trabalho realizado no Estado. “O Coren-PR é um conselho que justifica o motivo dos conselhos existirem. Fazem um belíssimo trabalho de fiscalização e de processos éticos. A inauguração de hoje é mais um exemplo das conquistas feitas por esta gestão para a categoria de Enfermagem no Paraná”, afirmou.

A inauguração contou com presença de autoridades e profissionais

Representando o secretário Estadual de Saúde do Paraná, Beto Preto, a diretora da 17ª Regional de Saúde, Maria Lúcia Silva Lopes prestigiou o evento. “Estou na Enfermagem há quase 30 anos e nunca imaginei que os Enfermeiros chegariam aonde chegaram. É infinita a emoção e imenso o orgulho de estar aqui vendo isso acontecer”, disse.

Ela completou destacando o papel da Enfermagem no SUS: “Na saúde pública, não tem para onde você olha que não tenha um profissional da Enfermagem. Não importa onde seja, nós fazemos parte. E onde quer que estejamos, somos potencialmente cuidadores, seja no transplante de órgãos, na imunização, na gestão”, complementou.

Maria Goretti, ex-diretora do Coren-PR e atual diretora de Atenção à Saúde e Vigilância da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, recebeu uma homenagem

Homenagem – Na ocasião, a anterior diretora executiva do Coren-PR e atual diretora de Atenção à Saúde e Vigilância da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Maria Goretti David Lopes, foi homenageada. Ela participou de toda a etapa inicial para a aquisição do imóvel e tem papel de destaque na luta pela Enfermagem em todo o país.

“No início, falamos e muitos não acreditaram que isso poderia se tornar realidade, mas hoje estamos aqui entregando a realização de mais um sonho. Tenho orgulho da minha carreira, tenho orgulho da minha profissão. Fizemos por dever do ofício, mas também por acreditar que a Enfermagem tem direito de ser tratada com dignidade”, enfatizou Maria Goretti.

Estiveram presentes os colaboradores e conselheiros do Coren-PR; a antiga conselheira e enfermeira aposentada, irmã Elvira Maria Perides Lawand; representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL), Hospital Evangélico de Londrina, universidades e escolas técnicas de Enfermagem, estudantes, entre outras autoridades, lideranças e instituições de saúde da região.

Fonte: Coren-PR