23/10/2020

Coren-PR publica vídeo com orientações de paramentação segura

O material auxilia os profissionais de Enfermagem a ampliarem seus conhecimentos sobre o tema

Os profissionais de saúde já podem contar com orientações sobre paramentação e desparamentação segura por meio de videoaula publicada no canal do YouTube do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR). Produzido pelo programa Coren Atualiza, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o vídeo contempla conteúdo teórico e prático.

Para a presidente do Coren-PR, Simone Peruzzo, a entrega do material auxilia a categoria a ampliar seus conhecimentos sobre o tema e subsidia as Comissões de Educação Permanente e Comissões de Controle de Infecção Hospitalar para tratar sobre prevenção de contágio.

“No Ano Internacional da Enfermagem, bicentenário de nascimento de Florence Nightingale, esta produção visa contribuir na prevenção de contágio, valorizando a permanente necessidade de capacitação profissional da categoria, principalmente no enfrentamento da pandemia de covid-19. Decidimos deixar o vídeo público em nosso canal do YouTube para que mais pessoas e profissionais tenham acesso a essas importantes orientações”, diz a presidente do Coren-PR.

A produção contou com o apoio do Complexo Hospital do Trabalhador, onde foram gravadas as cenas de paramentação e desparamentação com a enfermeira do SCIH Roberta Serra Pereira, da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Paraná (ABEn-PR) e com o Núcleo de Enfermeiros de Educação Permanente do Paraná (NEEP-PR).

“São orientações técnicas de prevenção de contágio que podem ser vistas tanto pelos profissionais, quanto pela população. O objetivo é dar ampla divulgação aos riscos inerentes à assistência à saúde, os EPI necessários para prevenção e as técnicas corretas para garantir segurança”, explica a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária de Serviços da Sesa, enfermeira Patrícia Capelo, que foi a responsável pela elaboração e apresentação do conteúdo teórico.

Para assistir o vídeo, acesse o link.

Fonte: Coren - PR