16/08/2022

Capacitação sobre eSocial tem transmissão ao vivo no CofenPlay

3° Encontro de Gestão de Pessoas do Cofen acontece até quarta-feira (18/8), no Cofen, com transmissão ao vivo no aplicativo

O eSocial visa a unificação de informações fiscais, trabalhistas e previdência em um único canal.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realiza, de 15 a 17 de julho, o 3° Encontro de Gestão de Pessoas. O evento busca o aperfeiçoamento e atualização técnica dos empregados que atuam na implantação e operacionalização do eSocial. Os profissionais dos Conselhos Regionais de Enfermagem inscritos podem acompanhar a programação de forma presencial, ou através do CofenPlay.

A abertura do evento teve como tópicos principais o nivelamento e situação atual para os profissionais a respeito da plataforma eSocial, que visa a unificação de informações fiscais, trabalhistas e previdência em um único canal. Os participantes puderam se situar no cronograma de implantação, que está sendo instituído em todo o Brasil desde 2018.

O chefe da Divisão de Gestão de Pessoas (DGP/Cofen), Ronaldo Freire, explica que os grupos de trabalho (GT) do Cofen e dos Conselhos Regionais atuam em conjunto para abordar o eSocial. “Desde 2016, o Cofen trata sobre o eSocial com um GT da autarquia e um GT para auxílio de outros Conselhos Regionais de Enfermagem. Estamos expandindo o treinamento”, explica.

O encontro reuniu funcionários dos Conselhos Regionais de Enfermagem para discutir o eSocial.

Eduardo Gentile, chefe do Departamento Administrativo reforçou a importância de comprometimento com o eSocial, não apenas na DPG, mas nos conselhos em geral.  “Levem a mensagem para os seus gestores, porque precisamos do engajamento de todos, não só na gestão de pessoas. Existem muitas coisas envolvidas no eSocial e a responsabilidade está em nossas mãos”, observou. 

O evento que ocorre até amanhã, quarta-feira (17), irá abordar também assuntos referentes às áreas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e Previdência. Os profissionais capacitados serão qualificados com as regras legais e operacionais para gerar, gerir e transmitir as informações de acordo com as normas do eSocial, eliminando ou reduzindo passivos trabalhistas e fiscais.

Fonte: Ascom - Cofen