21/02/2020

Enfermeira fiscal do Coren-RJ ganha prêmio internacional

"Esse prêmio será relevante para difundir no Brasil a importância do enfermeiro que trabalhe com autonomia, competência e conhecimento", afirmou a enfermeira

Maria Auxiliadora é enfermeira fiscal do Coren-RJ

A enfermeira fiscal do Conselho Regional do Rio de Janeiro (Coren-RJ), Maria Auxiliadora Rodrigues, foi escolhida para ser uma das embaixadoras internacionais da Associação Americana de Enfermeiros – AANP 2020. O prêmio será concedido na Conferência Nacional da AANP em Nova Orleans, Louisiana, EUA, de 23 a 28 de junho.

Após a participação na conferência, Maria Auxiliadora assinará um termo de responsabilidade para propagar no mundo e no Brasil a relevância do enfermeiro especialista em práticas avançadas. Atualmente exercendo o cargo de subsecretária de saúde da Atenção Primária em São Gonçalo/RJ e mestre pelo Programa Profissional em Enfermagem Assistencial da Universidade Federal Fluminense (UFF), ela foi escolhida pelo convênio com a Universidade da Flórida – DNP dentre dezenas de profissionais que participaram da seleção. “Esse prêmio será relevante para difundir no Brasil a importância do enfermeiro que trabalhe com autonomia, competência e conhecimento”, afirmou.

Segundo ela, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) é o órgão responsável por regulamentar a prática de Enfermagem no País e há ainda muitos conceitos errôneos sobre o que seja prática avançada em Enfermagem. “Por isso, a difusão da área conforme os preceitos da AANP no Brasil são fundamentais para instituir uma política de implementação delas fundamentada na liderança profissional, visibilidade social, ascensão salarial, autonomia, formação de excelência e baseado em evidências cientificas”, destaca.

O planejamento de divulgação proposto pela fiscal será de publicação de um artigo sobre o evento na revista Enfermagem em Foco e a organização de um Fórum com autoridades políticas, lideranças profissionais, coordenações de Mestrados Profissionais e Organizações de classes do Brasil para ampliar as discussões da prática avançada de Enfermagem centrada atualmente na Atenção Primária.

Fonte: Ascom - Cofen