16/11/2019

Experiências exitosas do Paraná são expostas no CBCENF

O Túnel Interativo traz uma abordagem lúdica ao tema de controle de infecção hospitalar

Experiências foram escolhidas pelo Coren-PR

Quem visita o estande do Paraná no 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) pode conhecer duas experiências de destaque selecionadas pelo Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) para serem expostas durante os quatro dias de evento. A boneca Eva, para treinamento de profissionais que trabalham com hemodiálise, e o Túnel Interativo, que aborda o controle de infecção hospitalar.

“Este é o espaço que usamos para divulgar as belíssimas contribuições da Enfermagem paranaense a todo o país. Projetos como esses merecem destaque, reconhecimento e divulgação. Convido a todos a visitar o estande do Paraná e conhecer um pouco mais sobre cada uma das iniciativas”, destacou a presidente do Coren-PR, Simone Peruzzo.

A presidente também chama atenção para a publicação Mostra Coren Paraná Premia, que compila os projetos e ações da Enfermagem do Estado contempladas pelo Coren-PR no Coren Premia dos anos 2016 a 2019. Os livretos estão sendo distribuídos no estande.

Eva – A boneca Eva é um projeto desenvolvido pela Técnica de Enfermagem e servidora do município de Rolândia, Renata Candido. Eva representa um paciente que necessita de hemodiálise e serve de treinamento para profissionais que trabalharão com o serviço, sem colocar em risco a integridade física de um ser humano.

O Túnel Interativo aborda o controle de infecção hospitalar

“Entrei em um setor totalmente desconhecido, sem nunca ter estudado especificamente sobre o tema. Precisava treinar sem colocar um paciente em risco. Criei, então, uma simulação de corrente sanguínea durante uma sessão de hemodiálise para treinar. Hoje, um colaborador da área de saúde que nunca trabalhou com a hemodiálise, pode treinar com a minha invenção”, explicou Renata.

A enfermeira de São Paulo, Elaine Lima Martins, valorizou a invenção. “Como profissionais de enfermagem, podemos colocar um paciente em risco se não tivermos a capacidade suficiente para executar algum procedimento. A boneca possibilita esse treinamento prévio, isso é muito importante”, falou.

Lúdico – O Túnel Interativo traz uma abordagem lúdica ao tema de controle de infecção hospitalar. Criado durante uma campanha de higienização de mãos, com o uso da luz negra para representar vírus e bactérias que são invisíveis a olho nu, o túnel apresenta os perigos que podem estar em um ambiente hospitalar.

“Enquanto apresentamos o ambiente criado, aproveitamos para incitar uma reflexão sobre a higienização das mãos e o papel de toda a comunidade hospitalar na segurança do paciente”, explica uma das idealizadoras do projeto, enfermeira do Hospital das Nações, em Curitiba, Daiane Marques. O Enfermeiro João Pedroso também participou da criação do Túnel.

Apesar de paranaense, a Enfermeira e professora da Unioeste Cascavel, Claudia Ross, conheceu a projeto no CBCENF. “Achei muito didático. O Túnel torna fácil o entendimento de como se dá uma infecção hospitalar”, comentou.

Congresso – O CBCENF acontece em Foz do Iguaçu até a próxima quinta-feira, dia 14 de novembro. O evento, que já está em sua 22ª edição, é o maior encontro de profissionais de Enfermagem da América Latina. No próximo ano, em 2020, o Congresso acontece em Maceió, no Alagoas.

Fonte: Coren-PR