07/03/2022

Fórum da Enfermagem realiza grande ato pela aprovação do piso em Cuiabá

Concentração acontecerá em frente à sede do Coren-MT, a partir das 16h30

Concentração acontecerá em frente à sede do Coren-MT

Em apoio ao movimento nacional, o Fórum das Entidades da Enfermagem de Mato Grosso vai realizar um ato público no dia 8 de março, às 16h30, em Cuiabá. A ação tem o objetivo de chamar atenção da população e sensibilizar os parlamentares sobre a importância da aprovação do Piso Salarial Nacional da categoria, que tramita na Câmara dos Deputados por meio do PL 2564/2020. O ato acontecerá em frente à sede do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MT) e segue em caminhada até a Praça 8 de Abril.

Na mesma data outras capitais brasileiras também devem aderir à mobilização nacional. Em Brasília o ato ocorrerá em frente a Câmara dos Deputados, a partir das 13 horas (horário de Brasília). Além do ato também estão programadas diversas visitas dos representantes das entidades aos gabinetes dos deputados, em especial dos líderes de bancadas, para pressionar o envio do PL para votação no plenário.

Para o presidente do Coren-MT, Antônio César Ribeiro, o ato é uma das formas de reforçar o anseio dos profissionais pela aprovação imediata do piso salarial. “Esse é um projeto de extrema importância para a categoria, mas vai contra os interesses da classe empresarial da área da saúde, principalmente por conta do impacto financeiro que a medida deve gerar. Apesar disso, entendemos que a Enfermagem não pode responder por isso. Somos mais de 50% dos trabalhadores da saúde e não podemos ser responsabilizados por essa despesa”, disse.

A proposta do piso estabelece salário mensal a partir de R$ 4.750 para enfermeiros e remunerações proporcionais de 70% do valor para os técnicos e 50% para auxiliares e parteiras, corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor (INPC). O texto passou pelo Senado Federal e foi aprovado por unanimidade, entretanto, ainda aguarda ser pautado para votação na Câmara dos Deputados.

Para além das manifestações, as entidades também estão se mobilizando junto aos parlamentares para garantir a aprovação do PL na casa legislativa. “O Coren-MT já começou o processo de articulação com os parlamentares da bancada mato-grossense para buscar apoio de cada um deles. Estamos em contato direto com outras entidades que representam a categoria no estado para sensibilizar a sociedade sobre a importância do piso salarial e da valorização dos profissionais”, afirma o presidente.

Está prevista, ainda, uma grande mobilizações nas redes sociais, durante todo o dia. A orientação é que os profissionais publiquem mensagens de apoio a aprovação do PL utilizando as tags #AprovaPL2564 e #ValorizeaEnfermagem.

De acordo com o presidente o contexto da pandemia segue demonstrando a importância dos profissionais da Enfermagem para a garantia da organização do cuidado e da saúde. “Estamos 24 horas na cobertura da saúde, inclusive no contexto da pandemia. Durante todo esse período, mostramos para a sociedade o nosso poder e força para assegurar o direito à manutenção da vida”, conclui.

O fórum é composto pelo Coren-MT, Sindicato dos Profissionais da Enfermagem de Mato Grosso (Sinpen-MT) e Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-MT). Além das entidades, outros movimentos de classe que apoiam o PL 2564/2020 também devem participar do ato.

 

Fonte: Coren-MT