08/06/2020

Homenagem às vítimas da COVID-19 é destaque no boletim informativo

Confira as principais notícias de maio

46ª edição – 05/2020

A pandemia de COVID-19 coloca em evidência os profissionais de Enfermagem e traz atenção para temas como a regulamentação da jornada de trabalho, o piso salarial e a aposentadoria especial. Neste mês de maio, a Enfermagem brasileira agradece os aplausos e pede que se traduzam também em ações concretas em defesa e valorização da categoria.

Acompanhe, nesta edição, a luta judicial do Sistema Cofen/Conselhos Regionais para proporcionar segurança aos profissionais que estão na linha de frente da luta contra a pandemia. Fique por dentro das novas recomendações sobre uso de EPIs, dos cursos gratuitos para combate à COVID-19, da articulação em defesa da profissão no Congresso Nacional e muito mais.

Enfermagem realiza ato histórico em homenagem aos mortos pela COVID-19

Em 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem, 100 profissionais se reuniram na área externa do Museu da República, em Brasília, para homenagear os 108 colegas que já perderam a vida na linha de frente do combate ao coronavírus. Nas costas, cada um trazia o nome de uma vítima e nas mãos, uma vela em homenagem aos mortos. Na medida em que os nomes eram projetados na cúpula do museu, um a um ia ao chão, até o momento em que todos ficaram deitados. No ponto alto da vigília, a emoção tomou conta da situação. Respeitando o distanciamento social, de máscaras, muitos profissionais foram às lagrimas, em silêncio. Saiba mais.

Cofen registra 10 mil casos de COVID-19 entre profissionais de Enfermagem

O Cofen lançou o site Observatório da Enfermagem, que faz atualizações constantes sobre a evolução da COVID-19 entre os profissionais. Os dados do observatório, agregados por estado, faixa etária, gênero e situação da doença (quarentena, internamento, óbito), traçam um panorama da pandemia no Brasil. Saiba mais.

Resolução define competências no cuidado a pacientes em ventilação mecânica

A Resolução Cofen 639/2020 define as competências do enfermeiro no cuidado aos pacientes em ventilação mecânica no ambiente extra e intra-hospitalar. Segundo a normativa, no âmbito da equipe de Enfermagem, o enfermeiro é responsável pela montagem, testagem e instalação de aparelhos de ventilação mecânica invasiva e não-invasiva em pacientes adultos, pediátricos e neonatos. Saiba mais.

Recomendações sobre o uso de EPIs são atualizadas

O Conselho Federal de Enfermagem atualizou, em nota técnica, as recomendações sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) em áreas críticas. Precauções de contato, gotículas e aerossóis devem ser usadas 100% do tempo. É recomendado o uso de máscaras N-95/PFF2, luvas, gorro, óculos ou protetores faciais e de avental/capote de TNT impermeável longo com gramatura mínima de 50, dentre outros equipamentos. Saiba mais.

Parecer estabelece parâmetros mínimos de profissionais durante a pandemia

O Parecer Normativo Nº 002/2020 estabelece o quantitativo mínimo da equipe de Enfermagem necessária para a adequada assistência aos pacientes acometidos pela COVID-19, internados em Hospitais Gerais, Hospitais de Campanha, Unidades de Tratamento Semi-Intensivo/Salas de Estabilização e Unidades de Terapia Intensiva-UTI. Esta normativa tem validade apenas para a vigência exclusiva da pandemia de COVID-19. Saiba mais.

Cursos gratuitos capacitam Enfermagem para combate à COVID-19

Estão abertas as inscrições para os cursos de Atualização em Enfermagem com foco em biossegurança e assistência ao paciente crítico no contexto da COVID-19. Os cursos, financiados pelo Cofen são gratuitos para os participantes e serão realizados a distância. São ofertadas 300 mil vagas, com certificação. Saiba mais.

Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem merecem respeito

O Cofen e a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) lançaram em 20 de maio, Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, um manifesto em defesa dos profissionais, que mantém de pé o sistema de Saúde e, tantas vezes, são negligenciados pelas políticas públicas. Enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem estão em cada município brasileiro, em todos os níveis da assistência (primário, secundário e terciário), do nascimento à morte, passando pelos momentos mais difíceis de convalescença. Saiba mais.

Entidades contraindicam uso rotineiro de cloroquina em casos de COVID-19

Parecer científico da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) contraindica o uso rotineiro da cloroquina e hidroxicloroquina contra a COVID-19, ressaltando a insuficiência de evidências a favor do tratamento e a existência de efeitos adversos “como retinopatias, hipoglicemia grave, prolongamento QT (que se relaciona com alteração da frequência cardíaca) e toxidade cardíaca”. Saiba mais.

Vitória do Cofen garante proteção a profissionais em grupos de risco

Os profissionais de Enfermagem acima de 60 anos ou integrantes de outros grupos de risco para a COVID-19 deverão ser afastados de funções que exijam contato direto com casos suspeitos ou confirmados da nova doença, em todos os hospitais e unidades de Saúde administrados diretamente pela União. Vitória do Cofen garantiu, liminarmente, o direito de serem realocados para outras atividades. Saiba mais.

Cofen identifica agressores de enfermeiras e representa no Ministério Público

O Conselho fez uma representação no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e apresentou uma comunicação criminal na 5ª Delegacia de Polícia de Brasília sobre o ataque a profissionais de Enfermagem ocorrido na Praça dos Três Poderes, durante ato pacífico e silencioso de protesto realizado no 1º de Maio. Os agressores foram identificados pelo Cofen, em documentação encaminhada às autoridades. Saiba mais.

Justiça assegura direito a testagem de profissionais de Saúde para COVID-19

Vitória do Cofen em agravo de instrumento na ação civil pública que tramita no Tribunal Regional Federal da 1ª Região garante aos profissionais de Saúde, em especial de Enfermagem, o direito a realização de testes para COVID-19, mesmo que não apresentem sintomas clínicos. Saiba mais.

Atuação dos Conselho Regionais tem garantido proteção dos profissionais de Enfermagem

Com base no relatório de fiscalização do Coren-PR, o Ministério Público emitiu, a um instituto do estado, uma recomendação de contratação de profissionais de Enfermagem. O Coren-BA e o Coren-RO entraram na Justiça e asseguraram o afastamento dos profissionais de Enfermagem que fazem parte do grupo de risco.

Enfermagem aguarda votação de projetos de lei parados há décadas no Legislativo

Em tempos de pandemia, vem a esperança de que os parlamentares deem andamento a votações de projetos de lei relativos às lutas da Enfermagem que estão há décadas estagnados no Congresso Nacional. A categoria aguarda aprovações referentes a piso salarial, jornada de trabalho, condições adequadas de repouso, dimensionamento de equipes, não ao ensino a distância na formação, entre outros temas. Saiba mais.

Câmara aprova programa de apoio aos profissionais que combatem a COVID-19

A Câmara dos Deputados aprovou, em sessão virtual, o Projeto de Lei 1826/2020, que autoriza o Poder Executivo a criar o programa de apoio para mitigar possíveis consequências aos profissionais de Saúde que atuam no combate à pandemia de COVID-19. A proposta, dos deputados Reginaldo Lopes (PT-MG) e Fernanda Melchionna (Psol-RS), recebeu pareceres favoráveis do deputado Mauro Nazif (PSB-RO) em todas as comissões. Saiba mais.

A luta contra o coronavírus tem o rosto de mulheres

Reportagem do jornal El País mostra relatos das profissionais de Enfermagem e os desafios enfrentados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Segundo relatório do Conselho Federal de Enfermagem e da Fundação Oswaldo Cruz, 84,7% dos auxiliares e técnicos de Enfermagem são do sexo feminino. Saiba mais.

Brasil perdeu mais profissionais de Enfermagem que Itália e Espanha juntas

A reportagem mostra que o número de profissionais vítimas da COVID-19 no Brasil é maior do que Itália e Espanha juntas. O presidente do Cofen, Manoel Neri, em entrevista ao jornal El País, explica que um dos fatores [para a alta mortalidade] é que boa parte dos serviços de Saúde não afastou profissionais com idade avançada, acima de 60 anos, e com comorbidades. Saiba mais.

Dia Internacional da Enfermagem é destaque no Jornal Nacional

Em homenagem ao nascimento da mulher considerada fundadora da Enfermagem moderna, no dia 12 de maio é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem. Ela não enfrentou uma pandemia, mas conheceu a linha de frente de uma guerra. A enfermeira inglesa Florence Nightingale socorreu os soldados britânicos na Guerra da Crimeia, no século 19. Saiba mais.

É hora de cuidar do essencial

O Cofen e os Conselhos Regionais de Enfermagem publicaram uma carta aberta à sociedade no jornal Folha de S. Paulo em que mostram a importância de valorizar a Enfermagem. O trabalhador da Enfermagem está no coração do sistema. Não se faz saúde no Brasil, nem em lugar algum do mundo, sem recursos humanos. É urgente a aprovação do pagamento de insalubridade para profissionais de Enfermagem e a pensão para familiares dos que faleceram em serviço. Saiba mais.

Cofen adere a Carta dos profissionais de Saúde contra Fake News

O Cofen aderiu à campanha internacional contra fake news sobre o novo coronavírus, lançada no Brasil pela Avaaz. A carta conclama que plataformas de redes sociais adotem medidas enérgicas para solucionar o problema de fakes news associadas ao COVID-19, incluindo curas falsas, teorias conspiratórias e outras notícias que incentivam os cidadãos a ignorarem as recomendações oficiais de Saúde, contribuindo para disseminar o novo coronavírus. Saiba mais.

Profissionais merecem valorização e proteção em meio à COVID-19

O Conselho Federal de Enfermagem, o Conselho Internacional de Enfermeiros e o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho celebraram juntos o Dia Internacional da Enfermagem, que ocorreu em 12 de maio, para homenagear profissionais do mundo todo, em particular aqueles que lidam com uma carga de trabalho sem precedentes para tratar pacientes com COVID-19 e manter outros serviços de saúde essenciais. Saiba mais.