01/12/2021

Mestrado Cofen/Capes terá vagas no Araguaia

UFPB lançou edital com 10 vagas, na modalidade fora de sede, que vão qualificar enfermeiros mato-grosssenses

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do programa de financiamento de mestrados profissionais Cofen/CAPES, lançou edital na modalidade fora de sede, ofertando 10 vagas em Barra do Garças, na região do Araguaia, estado do Mato Grosso. Com foco em gerontologia, o programa será ministrado no campus Araguaia da Universidade Federal do Mato Grosso.

As inscrições estarão abertas de 10 a 14 de janeiro, pelo site da UFPB. Poderão se inscrever somente enfermeiros com registros ativos no Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT), com vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde da rede pública municipal, estadual e federal do estado de Mato Grosso e, também, nas instituições privadas e filantrópicas que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) naquele estado.

“Com o mestrado, buscamos suprir a carência de mão-de-obra qualificada existente no mercado de trabalho. Uma das nossas preocupações tem sido garantir a descentralização territorial, fomentando programas de mestrado profissional em regiões onde não havia oferta”, destacou a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Maior programa de financiamento de mestrados profissionais do Brasil, o convênio Cofen/Capes apoia programas de pós-graduação da área de Enfermagem possibilitando a oferta de vagas para formação de enfermeiros altamente especializados. Com foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Gestão em Enfermagem e Tecnologia e Inovação em Enfermagem, nova área contemplada nesta terceira fase do acordo, o programa busca aperfeiçoar a assistência de Enfermagem.

Neyson Freire, gestor e fiscal do convênio Cofen/Capes, avalia positivamente a terceira e última fase do maior programa de apoio a mestrado profissional do país. “Conseguimos selecionar neste último edital 16 programas de pós-graduação em Enfermagem de 14 instituições de ensino, que oferecerão 180 vagas para seleção de enfermeiros e enfermeiras. Ampliamos a oferta, as áreas contempladas e a distribuição geográfica, um aspecto crucial em um país diverso como o Brasil”, destacou.

O Cofen já iniciou diálogo com a Capes/MEC para formalização de novo Acordo de Cooperação Técnica visando a oferta de 500 novas vagas, com inserção de novas linhas de pesquisa, a exemplo da Enfermagem de Práticas Avançadas (EPA).

Nesta etapa do Profen CAPES/Cofen, as universidades selecionadas vão oferecer vagas fora de sede, em regiões onde não há mestrado profissional, e vagas sede, nos próprios programas já existentes. As vagas são 100% financiadas pelo Cofen.

Confira o quadro de vagas das instituições de ensino contempladas que vão oferecer vagas para o mestrado CAPES/Cofen em 2022:

Fonte: Ascom - Cofen