08/10/2021

Ministério da Saúde promove Prêmio Brasil Amigo da Criança

O projeto, que tem inscrições abertas até 16/10, busca ampliar incentivos voltados para a infância e adolescência no Brasil

Prêmio tem sete categorias

Incentivar a promoção dos direitos das crianças e adolescentes, ampliar a assistência e criar uma rede de apoio para garantir o futuro das crianças e adolescentes do Brasil. Este é o propósito do Prêmio Brasil Amigo da Criança, que recebe inscrições até a próxima semana, dia 16 de outubro.

A ideia é reconhecer iniciativas de impacto na sociedade, além de dar visibilidade às organizações. “É necessário reconhecer o papel de projetos sociais não-governamentais, inclusive na área da saúde, para que possamos trabalhar para construir um país que ofereça  mais qualidade de vida às nossas crianças”, afirma o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Câmara.

Os participantes podem se inscrever em sete categorias, sendo que parte delas abrange instituições de promoção da saúde infantil. É o caso da categoria “Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente”. Podem participar as ações e os projetos voltados à convivência familiar e comunitária, ao acesso da educação e saúde, à igualdade de condições e a oportunidades de esporte e lazer.

Contempla também iniciativas voltadas à emergência humanitária e calamidades, à prevenção e ao enfrentamento de todas as formas de violência e, ainda, ao controle social e participação em conselhos, atenção às crianças indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, crianças portadoras de deficiência e ao fortalecimento das capacidades protetivas das famílias.

As três melhores práticas de cada uma das sete categorias serão premiadas com medalhas, certificados e divulgação da iniciativa. Podem se inscrever pessoas físicas e instituições sem fins lucrativos com mais de um ano de atuação, além de ações voltadas ao fortalecimento dos direitos das crianças e adolescentes que apoiam políticas de direitos humanos.

Instituída em 2015, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) tem por objetivo promover e proteger a saúde da criança e o aleitamento materno, mediante a atenção e cuidados integrais e integrados, da gestação aos nove anos de vida, com especial atenção à primeira infância e populações de maior vulnerabilidade, visando à redução da morbimortalidade e contribuição para um ambiente facilitador à vida com condições dignas de existência e pleno desenvolvimento.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail melhorespraticas.premio@mdh.gov.br

Dúvidas e mais informações pelo telefone (61) 2027-3848 ou pelo e-mail campanhasndca@mdh.gov.br

Fonte: Ministério da Saúde