20/06/2022

MuNEAN recebe imagem de Cristo que pertenceu a Anna Nery

Peça é uma relíquia da Guerra do Paraguai e fará parte do seu acervo permanente

Escultura foi presente de soldados paraguaios cuidados por Anna Nery durante a guerra do Brasil

O Museu Nacional de Enfermagem do Cofen (MuNEAN) recebeu neste mês uma doação que fará parte do seu acervo permanente. A peça é uma imagem de Cristo crucificado esculpida em madeira e pertenceu à enfermeira Anna Nery. A relíquia foi gentilmente cedida pelo tataraneto da pioneira da Enfermagem, Daniel Nery.

De acordo com a família, a escultura foi presente de soldados paraguaios cuidados por ela durante a guerra do Brasil e aliados contra o Paraguai no século XIX. Anna Nery foi reconhecida por seus serviços a brasileiros e paraguaios durante o conflito, no qual também perdeu seu filho primogênito que lutava pelo Brasil.

Relíquia foi cedida pelo tataraneto da pioneira da Enfermagem, Daniel Nery.

“Estou muito contente e feliz pela doação e o reconhecimento da família Nery pelo trabalho de divulgação da história de Anna Nery”, declarou a diretora do museu, Maria Julia Lemos.

O museu da Enfermagem mantém diversas peças que pertenceram à “a mãe dos brasileiros” em exposição. Durante mais dois anos, poderá ser vista uma coroa e um laço que pertenceram a Anna Nery. As obras fazem parte do acervo do Museu de Arte da Bahia – MAB e foram uma homenagem à patrona da Enfermagem pelo seu trabalho voluntário e altruísta na Guerra do Paraguai. As peças fazem parte de um acordo de empréstimo das obras que permite a estudantes, profissionais de Enfermagem e turistas conhecerem a história da categoria e a relevância histórica e cultural da exposição.

Fonte: Ascom - Cofen