09/09/2019

Pioneiros da Enfermagem no Espírito Santo recebem condecoração

Comenda da Ordem do Mérito foi concedida pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo a 30 enfermeiros

Homenageados são pioneiros na implantação do curso de Enfermagem da UFES

Trinta enfermeiros que tiveram destaque na história da Enfermagem capixaba foram homenageados com a Comenda da Ordem do Mérito Laurinda Sebastiana do Espírito Santo. A sessão solene para a entrega da mais alta homenagem conferida pela Assembleia Legislativa do Estado foi realizada na última quarta-feira (4), por iniciativa da deputada estadual Janete de Sá, enfermeira por formação.

Os profissionais homenageados são pioneiros da implantação do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na década de 1970, e as novas gerações de professores e de enfermeiros dedicados à profissão e à saúde da população do Espírito Santo.

Em um pronunciamento emocionado, na abertura da sessão, a presidente do Conselho Regional do Espírito Santo, Andressa Barcellos, disse que ser enfermeira foi uma escolha da qual sempre se orgulhou. “A Enfermagem é fundamental para a sociedade em diversas vertentes, como saúde, social e formação”. Andressa também recebeu a comenda.

Ao todo, 30 enfermeiros foram homenageados

Durante a solenidade, vários depoimentos revelaram aspectos valiosos do surgimento da Enfermagem no Espírito Santo, da criação do curso de graduação na Ufes, dos primeiros atendimentos por enfermeiros e de como o avanço da Enfermagem contribuiu para melhorar os serviços de saúde.

A deputada Janete disse que a Comenda recebeu o nome de Laurinda Sebastiana do Espírito Santo em reconhecimento à professora, enfermeira, pessoa de alma generosa que lidava com todos com muito carinho e respeito.

Saiba quem são os profissionais homenageados.