25/04/2020

Cofen faz doações de máscaras para profissionais da saúde em RO

Visita a Rondônia leva apoio do Cofen ao regional no fortalecimento das ações de combate à pandemia da COVID-19

Manoel Neri, em entrevista à afiliada da Globo

O presidente do Cofen, Manoel Neri, realizou nesta sexta-feira (24/4), a entrega de máscaras PFF2 para profissionais de Enfermagem do estado de Rondônia. As máscaras foram distribuídas no Cemetron e Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI). Os equipamentos fazem parte do primeiro lote de compra emergencial do Cofen, que se soma aos esforços para prover os profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus dos equipamentos individuais de proteção (EPIs) indispensáveis.

O uso das máscaras PFF2 é indicado em procedimentos de intubação ou aspiração traqueal, ventilação mecânica invasiva e não invasiva, ressuscitação cardiopulmonar, ventilação manual antes da intubação, coletas de amostras nasotraqueais, entre outros que gerem aerossóis. As máscaras adquiridas pelo Cofen estão sendo distribuídas nos estados, com apoio do Conselhos Regionais.

Em visita institucional ao Coren-RO, Manoel Neri discutiu estratégias para promover a segurança dos profissionais de Enfermagem e falta de EPIs no estado. A visita teve objetivo de prestar apoio nas ações de combate à pandemia da COVID-19.  O Coren-RO também adquiriu 1700 unidades de máscara protetora facial conhecida como Face Shield, já entregues aos profissionais de Enfermagem de Rondônia em 52 municípios do estado. O material evita o contato com gotículas, salivas e fluídos nasais que possam atingir o rosto, o nariz, a boca e os olhos.

Clique e assista matéria da afiliada local da rede Globo sobre a entrega das máscaras.

 

Fonte: Ascom - Cofen