15/06/2020

Saiba como você pode ser um doador de sangue através da rede social

Facebook disponibiliza ferramenta para incentivar a doação de sangue no país e facilitar a conexão direta entre bancos de sangue e doadores

Com os diversos desafios enfrentados pelos bancos de sangue para manter seus estoques durante esta pandemia da COVID-19, a ferramenta de doação de sangue do Facebook se tornou mais importante do que nunca. O recurso para doação é uma forma simples e automatizada de conectar doadores voluntários aos bancos de sangue que mais necessitam de ajuda através de notificações no Facebook.

Além disso, com a pandemia, a ferramenta ganhou novas funções como a opção de agendamento diretamente com o banco de sangue e uma página com informações e perguntas frequentes sobre doação de sangue. Hoje, em todo o Brasil, cerca de 10 milhões de usuários já se registraram como doadores de sangue e estão recebendo informações sobre pedidos de doações em suas comunidades.

Por conta da urgência de sangue na pandemia, a ferramenta de doação de sangue do Facebook passa a poder ser utilizada por todas as organizações públicas e privadas que coletam sangue no país, ampliando o alcance geográfico e as oportunidades para que as pessoas cadastradas possam doar perto de onde moram, em todo o Brasil. A ferramenta está presente no Brasil desde 2018 e, até hoje, estava disponível apenas para os hemocentros públicos.

Com a chegada do Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho, pedimos a sua colaboração para ajudar a promover a doação de sangue no país e se possível, incentivar potenciais doadores a se registrarem na ferramenta, através de seus perfis nas redes sociais. Acreditamos que o público-alvo da sua organização pode ter interesse neste recurso e, por isso, esperamos poder contar com a sua participação neste dia tão importante. O material anexo oferece alguns recursos de texto e visuais para ajudar a promover o Dia Mundial do Doador de Sangue e incentivar que mais pessoas se cadastrem como doadoras, através da ferramenta.

O tema da Organização Mundial da Saúde para o Dia Mundial do Doador de Sangue deste ano é “Sangue seguro salva vidas”, com o slogan “Doe sangue e torne o mundo um lugar mais saudável”.

Fonte: Global Health Strategies