Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Comissão de Terapia Intensiva do Cofen colabora na construção de painéis de referência para subsidiar fiscais

Trabalho da comissão busca auxiliar fiscalização na Terapia Intensiva, dada a alta complexidade e especificidades da área

17.04.2024

Buscando otimizar e subsidiar a atuação fiscalizatória dos Conselhos de Enfermagem, a Comissão Nacional de Terapia Intensiva do Conselho Federal de Enfermagem (CNTI/Cofen) realizou, nesta semana, reunião com representantes do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (DFEP/Cofen) e do Departamento de Fiscalização (DFIS/Cofen), para a construção dos painéis de referência que forneçam subsídios ao trabalho de fiscais na área.

“A construção do painel de referência em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) auxiliará a fiscalização nessas unidades, dada a alta complexidade e as especificidades do setor, com legislações próprias e particularidades envolvidas”, destacou Cacilda Budke, coordenadora da CNTI.

Comissão iniciou pesquisa sobre as principais resoluções e legislações em Terapia Intensiva

O alinhamento entre a comissão e os departamentos de fiscalização acontece após a publicação, no último ano, da Resolução Cofen 725/2023, que estabelece normas e diretrizes para o Sistema de Fiscalização dos Conselhos de Enfermagem. A nova versão do documento fornece orientações mais claras e direcionadas sobre os procedimentos fiscalizatórios. Entre as inovações, está o maior dinamismo nos instrumentos de atuação, possibilitando o levantamento e o monitoramento de dados, bem como a avaliação das atividades de forma precisa.

A Comissão iniciou uma pesquisa sobre as principais resoluções e legislações acerca da atuação dos profissionais de Enfermagem em Terapia Intensiva. Os trabalhos contaram com o apoio do grupo de Liniane Rodrigues e de Renata Correa, chefe e coordenadora de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul (Coren-MS), respectivamente.

Ao final, todo o material elaborado foi disponibilizado ao DFEP para análise, considerações e continuidade do trabalho em futuras reuniões conjuntas.

Fiscalização – Função finalística dos Conselhos de Enfermagem, a fiscalização corresponde, acima de tudo, a um ato pedagógico que busca estimular os valores éticos da profissão e assegurar a qualidade da assistência prestada à sociedade Dentro dos limites da Lei 5095/1973, os conselhos funcionam como tribunal de ética, exercendo poder jurisdicional sobre o profissional inscrito, com capacidade de permitir, limitar ou até impedir o exercício profissional.

Em momentos críticos, as operações de fiscalização possibilitam preservar as equipes de trabalho e a população assistida. Durante a pandemia do novo coronavírus, momento em que a humanidade foi surpreendida por uma crise sanitária sem precedentes, os fiscais atuaram para garantir a segurança dos profissionais e da população assistida, documentando situações como ausência de equipamentos de proteção individuais (EPIs), afastamentos por covid-19 e fluxo de trabalho.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais