Coren/SE e D´Avila Med assinam Termo de Ajustamento de Conduta

O TAC visa adequar a permanência do enfermeiro em todas as unidades básicas de Suporte de Vida Terrestre (UBS), num prazo de sessenta dias, após a assinatura

30.01.2014

TAC_CorenSEFoi assinado, no dia 20, o Termo de Ajustamento de Conduta – TAC entre o Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE) e a empresa D´Avila Med, com o objetivo de manter o profissional enfermeiro nas unidades de Suporte Básico, adequando-se à Resolução Cofen nº 375/2011, nº 379/2011 e a Portaria nº 356/2013, bem como a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE, seguindo as orientações da Resolução Cofen nº 358/2009 e nº 311/2007.

O TAC visa adequar a permanência do enfermeiro em todas as unidades básicas de Suporte de Vida Terrestre (UBS), num prazo de sessenta dias, após a assinatura deste Termo. Assim, a empresa D´Avila Med reconhece a necessidade do profissional em qualquer tipo de unidade móvel (terrestre, aérea ou marítima) destinada ao atendimento pré-hospitalar e inter-hospitalar, em situação de risco conhecido ou desconhecido, e que somente deve ser feito com a presença desse profissional. Outro ponto de segurança para a prestação de serviço de assistência à saúde que a empresa se comprometeu foi a de que a atuação de técnico ou auxiliar de enfermagem deve ser feito sob a supervisão direta do enfermeiro.

Para a presidente do Coren/SE, Gabryella Garibalde S. Resende, “a assinatura desta TAC é um exemplo a ser seguido pelas demais empresas prestadoras da assistência à saúde, já que é importante garantir a segurança do paciente dentro da legislação adequada ao serviço que se destina o profissional enfermeiro”, disse.

Estiveram presentes a presidente do Coren/SE, Gabryella Garibalde S. Resende, o procurador geral e a chefe da fiscalização do Coren/SE, José Fonseca Gesteira Neto e Bárbara Bezerra Tavares e, ainda o diretor da empresa D´Avila Med, João Nabuco D´Avila e o Coordenador da Enfermagem da empresa.

A opinião do diretor comercial da empresa, João Nabuco D´Avila é que “para a D´Avila Med esse Termo é de suma importância, não apenas cumprir uma Resolução, uma normativa do Conselho Federal, do Ministério da Saúde, mas mais que isso, trazer qualidade, comprometimento, celeridade, tudo isso a favor do paciente”, assegurou o Diretor.

TAC_CorenSE2

Segundo o Coordenador da Enfermagem da D´Avila Med, “essa será uma forma de reconhecimento da qualificação da empresa, bem como a responsabilidade, o compromisso, a capacitação e a qualificação do enfermeiro dentro das unidades básicas só vem a aumentar e fortalecer o atendimento de excelência que a empresa está trazendo para Aracaju, afirmou.

“Para nós que fazemos parte do Conselho ter uma empresa de âmbito privado que buscou ajustar sua conduta para atender as melhorias de seu serviço é um exemplo a ser seguido, haja vista que todas as outras empresas foram fiscalizadas e nenhuma delas buscou ajustar sua conduta. É um verdadeiro exemplo para o Estado de Sergipe e para o Brasil”, concluiu a Presidente do Coren/SE.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais