Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

A Enfermagem brasileira é negra

Raça continua sendo um forte determinante social da saúde e as equipes de Enfermagem estão duplamente expostas ao racismo

20.11.2025

Profissionais vítimas de discriminação social e racial podem denunciar os crimes nos respectivos Conselhos Regionais de Enfermagem

Dados da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil mostraram que 53% dos profissionais da categoria se declararam pretos ou pardos. Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) lembra que a luta na profissão não se trata apenas da inclusão desses profissionais, mas sobre o enfrentamento do racismo e de suas consequências.

A contribuição dos negros ao longo dos anos foi essencial para o desenvolvimento da Enfermagem, fazendo com que sua presença deixasse de ser exceção e passasse a integrar a identidade da categoria. Mas a raça continua sendo um forte determinante social da saúde no Brasil, e as equipes de Enfermagem estão duplamente expostas ao racismo, na vida profissional e pessoal.

Em 2021, a sondagem Racismo e Discriminação na Enfermagem, realizada pela Articulação Nacional da Enfermagem Negra (ANEN) em parceria com o Coren-SP, ouviu 1.086 profissionais. Os resultados da pesquisa mostram que 55,9% das situações de racismo relatadas partiram de pacientes/usuários, 46,6% de colegas de equipe e 43,8% de chefias. A pesquisa permitia que cada participante assinalasse mais de uma opção.

“A violência contra os profissionais de Enfermagem é complexa, e o racismo é uma de suas formas mais persistentes”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri. “Precisamos reconhecer que ele faz parte da estrutura da sociedade e que não se limita apenas aos ataques sofridos pelos profissionais de saúde, mas também aparece em diversas profissões e situações de contato com a população, e precisa ser combatido com urgência”, destacou.

Denuncie o racismo –  Profissionais vítimas de discriminação social e racial podem denunciar os crimes nos respectivos Conselhos Regionais de Enfermagem, sem prejuízo das ações criminais e cíveis cabíveis. Situações como recusa de atendimento e injúrias raciais não são um mero contratempo. São expressões de delitos tipificados no Código Penal. 

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70254-400

61 3329-5800


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais