Assembleia de Presidentes debate melhorias para o Sistema Cofen/Conselhos Regionais

Jornadas de trabalho dos fiscais, reforma política e relação dos conselhos com órgão de controle estão entre os temas tratados

05.05.2015

Assembleia Extraordinária dos Presidentes dos Conselhos Regionais

Os presidentes dos Conselhos Regionais de Enfermagem participaram, nesta terça-feira (5/5), de Assembleia Extraordinária, no auditório do Cofen, em Brasília. O presidente do Cofen, Manoel Neri, abriu o debate, com informes sobre questões administrativas. A manhã prosseguiu com informes sobre temas como a jornada de trabalho dos fiscais, e a palestra “Conselhos de Regulação Profissional em relação com os órgão de Controle”.

Os presidentes foram informados da retirada do tópico que incluía o orçamento dos Conselhos Profissionais nos recursos da União, inicialmente previsto pelo Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentais – PLDO 2016. Ficou demonstrada a inviabilidade da proposta.

Osvaldo Albuquerque, presidente do Coren/CE e representante do Cofen no MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) e na Coalizão Pela Reforma Política Democrática, destacou a importância da coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de iniciativa popular que acaba com o financiamento privado de campanha, uma das origens da corrupção no Brasil, e aperfeiçoa mecanismos da democracia direta, entre outras medidas.

Foram apresentados, também, os detalhes sobre o lançamento da Pesquisa Perfil da enfermagem, que ocorrerá na quarta-feira (6/5). A pesquisa, maior levantamento sobre uma categoria profissional já realizado na América Latina oferece um diagnóstico preciso da situação da profissão, buscando subsidiar políticas públicas para a valorização da Enfermagem e melhoria no atendimento de Saúde no Brasil.

No período da tarde os presidentes debateram a questão da formação de Enfermeiros por EAD, foi traçado uma política de atuação do Sistema em relação a esta matéria, o presidente do Cofen caracterizou a formação de Enfermeiros por EAD como um crime contra a saúde pública, já que os egressos saem sem o mínimo preparo para atender a população. Manoel Neri destacou que os Conselhos de Enfermagem combaterão com firmeza o ensino de má qualidade na formação de profissionais de Enfermagem.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais