Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Cofen participa de reunião do CREM com lideranças da Enfermagem do Mercosul

Encontro, na Argentina, reuniu representantes dos países do Mercosul para debater estratégias de integração, qualificação profissional e desenvolvimento da Enfermagem, incluindo o Programa de Certificação da Qualidade do CREM

13.03.2026

Homens e mulheres em pé pousando para foto
Encontro reuniu lideranças da Enfermagem dos países integrantes do CREM

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participou, nos dias 12 e 13 de março, da reunião do Conselho Regional de Enfermagem do Mercosul (CREM), em Buenos Aires, na Argentina. O encontro reuniu lideranças da Enfermagem dos países integrantes do bloco com o objetivo de discutir estratégias de cooperação, certificação da qualidade e fortalecimento da profissão na região.

Integraram a delegação do Cofen o presidente Manoel Neri, o vice-presidente Daniel Menezes, o primeiro-secretário Vencelau Pantoja, a segunda-secretária Helga Bresciani, a segunda-tesoureira Ana Paula Brandão, o chefe de gabinete Magno Guedes, o assessor institucional Gilney Guerra, a chefe da Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional (DFEP), Marisa Miranda, o enfermeiro fiscal Walkírio Almeida e o assessor da presidência Robson Almeida.

Os participantes debateram temas estratégicos voltados ao fortalecimento da Enfermagem no âmbito do Mercosul. Entre os principais pontos da pauta, destacaram-se o Programa de Certificação da Qualidade do CREM, com a validação de manuais e guias de avaliadores, a definição do fluxo para concessão do selo de certificação e o planejamento da capacitação de avaliadores das organizações integrantes do conselho.

O encontro também abordou o planejamento do III Congresso do CREM, previsto para ocorrer entre os dias 27 e 30 de outubro de 2026, em Foz do Iguaçu. Além disso, foram discutidas questões institucionais, como a estruturação do conselho e a possibilidade de criação de personalidade jurídica própria para a entidade.

Um grupo de pessoas sentados em volta de uma mesa em reunião
“O encontro reforça a importância da cooperação internacional para o avanço da Enfermagem na região”, diz Manoel Neri

A agenda da delegação do Cofen incluiu ainda reuniões com autoridades da área de Enfermagem do Ministério da Saúde da Argentina, entre elas a diretora de Enfermagem vinculada à Direção Nacional de Qualidade e Desenvolvimento do Talento em Saúde, Silvia Rodrigues. Como parte das atividades, os representantes realizaram visita técnica ao Hospital Alemão, oportunidade para conhecer processos e práticas de Enfermagem adotados pela instituição.

O CREM é composto por representantes dos Conselhos e Associações de Enfermagem dos países do Mercosul e tem como missão promover a cooperação técnico-científica, política e social entre as nações, com foco no desenvolvimento da profissão e no fortalecimento dos sistemas públicos de saúde.

Para o presidente do Cofen, Manoel Neri, o encontro reforçou a importância da cooperação internacional para o avanço da Enfermagem na região. “A integração entre os países do Mercosul é essencial para compartilharmos experiências, aprimorarmos a formação profissional e fortalecermos as políticas voltadas à Enfermagem. A atuação conjunta contribui para a valorização dos profissionais e para a qualificação da assistência em saúde em toda a região”, destacou.

 

Fonte: Ascom/Cofen - Sarah Silva

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70254-400

61 3329-5800


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais