Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Conferência Regional para discussão do Código de Ética profissional (CEPE) é realizada em São José

Debate democrático em torno da atualização do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem é coordenado pelo Cofen

11.07.2025

Mesa de abertura foi composta por representantes do Coren-SC e autoridades locais

Realizada nesta quarta-feira (9), a etapa da Grande Florianópolis das Conferências Regionais integrou a programação da II Conferência Nacional de Enfermagem (CONEENF) e reuniu cerca de 190 participantes, entre enfermeiros, técnicos, auxiliares de Enfermagem, estudantes e lideranças da Enfermagem da região. O encontro aconteceu no Centro Universitário Estácio, em São José, e foi organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC).

O evento tem como objetivo promover o debate democrático em torno da atualização do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE), ouvindo as diferentes realidades e desafios vividos pelos profissionais em todo o país. A iniciativa é coordenada nacionalmente pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e passará por todas as regiões do Brasil até culminar na etapa nacional, prevista para março de 2026.

A conferência de abertura ficou a cargo de Gelson Luiz de Albuquerque, representante nacional da Conferência Nacional de Ética em Enfermagem (CONEENF), que contextualizou o processo de revisão do Código e apresentou os cinco eixos temáticos que orientam os debates: direitos fundamentais; participação político-profissional; formação e inovação; autonomia e condições de trabalho; valorização.

“Revisar o Código de Ética não é apenas atualizar regras. É reafirmar valores como o respeito, a dignidade e a segurança no cuidado, para quem cuida e para quem é cuidado”, destacou Gelson. “Não deixem de pedir ajuda. O Coren-SC tem conselheiros em todas as regiões do estado. Temos fiscais em todas as regiões do estado, com estrutura para colaborar.”

A vice-presidente, Sandra Regina da Costa, exemplifica por que a conferência é essencial para o cotidiano dos profissionais de Enfermagem no estado e no país. “Muitos dos profissionais envolvidos em denúncias éticas graves estão desgastados por sua carga de trabalho. Ter esse espaço de debate é fundamental”.

Para Silvana Alves Benedet, secretária e conselheira do Coren-SC, o debate é a peça chave para pensar o Código de Ética atual. “É muito importante ter como norte as legislações que nos regem como categoria. Às vezes, nos deparamos com situações éticas que nos deixam perdidos. Nosso código, em alguns momentos, não esclarece todos os cenários, então vamos aproveitar os períodos de debate e de proposições para pensar sobre essas questões da bioética, dos direitos humanos, entre outros”.

Os participantes foram organizados em grupos de trabalho para debater e formular propostas de alteração no Código de Ética. Ao final do encontro, foram eleitas 32 pessoas delegadas e 5 observadoras que representarão a região na etapa estadual.

A série de conferências regionais em Santa Catarina continua nas próximas semanas:

  • Meio-Oeste – Joaçaba, 17/07/2025
  • Oeste – Chapecó, 31/07/2025
  • Serra – Lages, 20/08/2025
  • Norte – Joinville, 01/09/2025
  • Vale do Itajaí – Blumenau, 03/09/2025
  • Conferência Estadual – Florianópolis, 08 e 09/10/2025

A participação ativa de todos os segmentos da Enfermagem é essencial para garantir que o novo Código represente, de forma legítima, os princípios e necessidades dos profissionais em Santa Catarina e em todo o Brasil. Para participar das próximas etapas, os interessados devem procurar o enfermeiro responsável técnico de sua instituição ou município.
 

 

Fonte: Coren-SC

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70390-100

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais