Conselheira do Cofen vai ministrar oficina no Museu de Enfermagem

Cleide Mazuela falará sobre o e-dimensionamento e a Resolução 293/2004.

04.09.2013

A enfermeira coordenadora da Câmara Técnica de Legislação e Normas do Cofen – CTLN, Cleide Mazuela Canavezi, vai ministrar uma oficina no Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN) no próximo dia 16, das 8h às 12h, dentro da programação do Projeto Diálogos com Saúde. O tema é “Dimensionamento de Pessoal – Resolução COFEN 293/2004” e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: recepcao@munean.com ou pelo telefone (71) 3321-3819.
Segundo Cleide Mazuela, que também é especialista em Informática na área de Enfermagem, quando a Resolução 293/2004 foi publicada pelo Cofen, houve uma verdadeira corrida dos Enfermeiros junto à fiscalização dos Conselhos Regionais, questionando sobre sua aplicabilidade e o perfeito entendimento dos anexos, que descrevem as fórmulas utilizadas.
Cleide destaca que a equipe da Informática do Conselho Federal de Enfermagem, a seu pedido, elaborou então um programa informatizado para auxiliar os profissionais, o e-dimensionamento. “Esta ferramenta pode ser baixada no computador do enfermeiro, no tablete ou celular, estando incorporado um Sistema de Classificação do Paciente que poderá ser utilizado na beira do leito”, informa Cleide.
Segundo ainda a enfermeira, o e-dimensionamento incorporou todo o sistema de cálculo da Resolução 293/2004 e seu objetivo é permitir que o enfermeiro incorpore esta ferramenta para as proposições necessárias junto aos gestores, tornando a proposta científica e defensável. “A ferramenta, no entanto, somente funciona com o correto entendimento do enfermeiro dos dados fundamentais a serem inseridos, necessários para o cálculo de pessoal”, lembra a especialista, elencando os dados: taxa de ocupação das unidades; classificação dos pacientes e taxa de absenteísmo de pessoal.
Cleide destaca também que o objetivo fundamental é que a Resolução 293/2004 seja amplamente utilizada pelos profissionais, pois somente assim será possível promover uma discussão com a categoria, corrigir as possíveis falhas e atualizar os parâmetros hoje utilizados. “É importante salientar que esta ferramenta está ainda em construção, graças à participação dos enfermeiros, que têm nos enviado sugestões para melhorias e modificações”, finaliza a especialista.
Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais