Coren-PA promove V Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem

O evento debateu temas como "Proteção e Segurança do Paciente", "Aposentadoria Especial para os Profissionais", "Desafios Éticos da Enfermagem", entre outros

23.11.2016

coren-paFoi aberto nesta segunda-feira, dia 21/11, em Belém, o V Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Pará (ENATENF). O evento, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), reuniu cerca de 500 participantes entre profissionais e estudantes de enfermagem. Todo o valor arrecadado de inscrições foi doado para instituições de caridade.

Participaram da cerimônia de abertura o presidente do Coren-PA Mario Antonio Vieira, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará, Antonia Trindade, a presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Pará, Marilene Damasceno, os conselheiros do Coren-PA Daniele Carvalho e Luiz Heleno e o assessor de relações institucionais do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Marco Antonio Freire.

O objetivo do encontro foi possibilitar a atualização de conhecimentos fundamentais aos profissionais de enfermagem que possam garantir a eficácia de suas atividades técnicas e auxiliares, visando assim, uma assistência segura e de boa qualidade aos pacientes.

“Quanto mais os estudantes e profissionais adquirirem conhecimentos sobre os procedimentos que eles devem adotar no ambiente de trabalho, melhor será o atendimento”, explica Mario Antonio, presidente do Coren-PA.

Durante o evento foram proferidas palestras sobre temas como “Proteção e Segurança do Paciente”, “Situações de Choque”, “Cuidados Domiciliares”, “Aposentadoria Especial para os Profissionais”, “Desafios éticos da Enfermagem”, entre outros.

“Atualmente, existem cerca de 60 mil profissionais de enfermagem no Pará. 70% deles são auxiliares e técnicos de enfermagem. É preciso que todos estejam sempre atualizados e capacitados”, explicou Antonio Marcos Freire, do Cofen.

No primeiro dia do evento, um dos temas abordados foi o “Registro de Enfermagem”, que teve como palestrante o assessor jurídico do Coren-PA, Carlos Furtado, e a conselheira Marcandra Nogueira. “É muito importante que os profissionais de enfermagem cumpram a legislação e façam as anotações detalhadas sobre os procedimentos que eles estão realizando. Isso garante a segurança dos pacientes e respalda o profissional”, explicou Carlos Furtado.

Outro assunto discutido foi a Situação de Choque, que teve como palestrante o conselheiro Luiz Heleno. O choque acontece quando o paciente perde muito sangue em acidentes automobilísticos e traumas causados por perfurações. “Os profissionais precisam estar preparados para identificar o mais rápido possível quando o paciente entra em situação de choque, pois assim será possível salvar aquela vida”, explica Luiz Heleno.

A técnica de enfermagem Irlei Brito, que atualmente está a procura do emprego, foi uma das participantes do encontro. Ela disse que sempre faz questão de se atualizar. “ Temos que saber das novidades na nossa profissão. Mesmo com 22 anos de carreira preciso estar aprendendo sempre”, disse ela.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais