Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Enfermeiros pernambucanos trocam experiências em mutirão internacional

O Coren-PE autorizou profissionais enfermeiros a realizarem as atividades da Operation Walk, organização que presta serviços voluntários no tratamento para pacientes carentes em países em desenvolvimento

09.02.2017

De 22 a 26 de janeiro, Pernambuco recebeu a Operation Walk Chicago, organização de alcance internacional que presta serviços voluntários no tratamento para pacientes carentes com necessidade de reposição articular em países em desenvolvimento. O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) atuou autorizando os profissionais enfermeiros a realizarem as atividades da Operation Walk, sendo expedida certidão de autorização, em conformidade com o art. 24, da Resolução Cofen nº 448/2013.

Durante esse período, enfermeiros pernambucanos puderam trocar experiências e obter uma visão diferenciada da enfermagem. “A troca de experiências foi maravilhosa. Uma Enfermagem bem independente e com novos conceitos. A equipe do Operation Walk estava disposta a ensinar e a fazer trocas”, explicou a coordenadora de Enfermagem do Hospital Dom Helder Câmara, Suellen Cintra.

Segundo a coordenadora, os cuidados e manuseios dos pacientes, no início, eram feitos todos pelas enfermeiras do OW. “Com a troca de experiências, passou a ficar com a equipe do Hospital Dom Hélder. As enfermeiras do OW passaram a fazer a parte de observação, monitoramento e recebimento dos pacientes no pós-operatório imediato. Foi muito gratificante trabalhar no OW e com toda a equipe. Um grande aprendizado”, garantiu a enfermeira Suellen.

O diretor técnico do Hospital Dom Helder Câmara, Júlio Arraes, tem dialogado com a organização do Operation Walk para realizar uma missão a cada ano, no entanto, explica que isso depende de acordos entre as instituições. “Para a sociedade, principalmente as dos países pobres ou em desenvolvimento, essas ações permitem não apenas a troca de conhecimento e tecnologia, mas cria a oportunidade para ajudar pessoas muito necessitadas e sem condições financeiras pra ser tratar. Oferece, em última instância, um momento de reflexão sobre parcerias que podem e devem se desenvolver para o bem da sociedade pernambucana”, finalizou.

A organização da Operation Walk Chicago afirma que foram realizadas 46 cirurgias em 38 pacientes do SUS (os pacientes vieram de uma lista preexistente na Secretaria de Saúde – com pacientes de ortopedia dos diversos hospitais públicos do estado). Todos começaram a andar após a cirurgia com o apoio dos fisioterapeutas do HDH e do Operation Walk. Eles continuarão a fisioterapia de acordo com a necessidade de cada um.

Operation Walk – A Operation Walk é uma organização privada de serviços médicos voluntários, sem fins lucrativos, fundada há 20 anos nos Estados Unidos pelo doutor Lawrence D. Dorr, pioneiro na cirurgia de substituição articular. Atualmente, existem 15 versões do Operation Walk espalhados pelos Estados Unidos e Canadá. O Operation Walk Chicago foi fundado, em 2005, pelos médicos David Stulberg e Victoria Brander, que estarão presentes na iniciativa em Pernambuco. O foco da missão é na sustentabilidade através da transferência de habilidades e tecnologia através da educação e desenvolvimento do programa. Operation Walk Chicago tem realizado dezenas de cirurgias na China, Equador, Índia, Vietnã, Nepal e os Estados Unidos.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais