Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Enfermeiros são homenageados no 125º aniversário do 7º Grupamento de Bombeiros de São Paulo

Ouvidor-Geral do Cofen, Eduardo Fernando, foi um dos condecorados

01.07.2025

Medalha Comemorativa do Centenário do 7º GB

Em cerimônia marcada por reconhecimento e memória, o 7º Grupamento de Bombeiros (7º GB) do Estado de São Paulo celebrou, neste mês, seus 125 anos de fundação, homenageando civis, militares e instituições que contribuíram significativamente para a história e missão da corporação.

Durante a solenidade, foi outorgada a Medalha Comemorativa do Centenário do 7º GB, criada pelo Decreto Estadual nº 45.220, de 20 de setembro de 2000, com a finalidade de condecorar personalidades civis e militares, além de instituições públicas e privadas, que tenham prestado relevantes serviços ao Estado de São Paulo, ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Militar.

Entre os homenageados, dois enfermeiros destacaram-se na atuação do atendimento pré-hospitalar: Eduardo Fernando de Souza, ouvidor-geral do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e Michel Albino Tcacenco, do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências (GRAU-SP).

Michel Albino Tcacenco e Eduardo Fernando

Eduardo iniciou sua trajetória no 7º Grupamento de Incêndios (7º GI), atual 7º GB, na 1ª Turma do Curso de Técnicos em Emergências Médicas (TEM – 180h) em 1995, e celebrou o reencontro nostálgico com suas origens:

“Ser homenageado com a Medalha do Centenário do 7º GB, justamente no ano em que a corporação celebra seus 125 anos e eu completo 30 anos de atuação em Urgência e Emergência, é como revisitar minhas raízes. O 7º GB foi minha primeira escola de Resgate e Salvamento. Essa medalha representa mais do que uma condecoração: é a reafirmação de um compromisso que sigo honrando com ética, técnica e humanidade”, declarou.

“Cada ocorrência traz uma nova história, um aprendizado. Estar ao lado de quem se dedica ao próximo é viver conquistas diárias. A verdadeira vitória não está no título, mas nas lutas enfrentadas ao longo do caminho”, destaca Tcacenco.

A homenagem reforça o reconhecimento do papel essencial da Enfermagem em contextos de alta complexidade e emergência, e valoriza a atuação integrada entre os profissionais da saúde e as forças de segurança pública, em especial o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais