Hospital Geral de Manacapuru descumpre solicitações do Coren-AM

Durante a vistoria foram identificadas melhorias, porém, ainda existem problemas que precisam ser resolvidos com urgência

14.03.2018

Visita buscou averiguar se foram sanadas irregularidades detectadas pela Força Nacional de Fiscalização

O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) retornou na segunda-feira (12/3) ao Hospital Geral de Manacapuru após seis meses em que Força Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen esteve em Manaus e região metropolitana para averiguar denúncias de irregularidades que estavam afetando o exercício profissional e colocando a população em risco.

O presidente do Coren-AM, Sandro André, e a enfermeira fiscal Sabrina Miranda, em parceria com o Ministério Público, visitaram o Hospital Geral de Manacapuru, onde foram recebidos pela diretora da Unidade Sônia Almeida e pelo secretário de Saúde do município Adanor Porto. Durante a vistoria, foram identificadas melhorias, um exemplo foi a sala dos pós-cirúrgicos. Antes os pacientes saiam da cirurgia e ficavam nos corredores, situação que oferecia riscos aos profissionais de Enfermagem, porém, em sua maioria ainda permanecem problemas que precisam ser resolvidos com urgência, como ausência de enfermeiro e o auxílio cirurgia.

Durante a conversa com a diretora do hospital, a promotora de Justiça de Manacapuru estabeleceu que tanto o hospital quanto a Secretaria de Saúde deverão dar retorno ao Coren-AM sobre as demandas administrativa solicitadas. “Não havendo resposta, dependendo eventualmente da gravidade do problema pode ser ajuizado ou procuraremos meios para que o município atenda de alguma forma as demandas solicitadas”, afirmou a promotora.

Será elaborado no prazo máximo de trinta dias um relatório pelo Departamento do Fiscalização do Coren-AM pontuando as possíveis gravidades das infrações constatadas durante a visita e encaminhado ao Ministério Público. O presidente do conselho ressalta que o órgão precisa ser incisivo. O município precisa dar resposta para a sociedade e caso não haja, entrará em ação o Departamento Jurídico.

Ao final da visita foi expedido um auto de infração a gerente de Enfermagem do hospital pelo descumprimento das solicitações de mudança expedido pela Força Nacional de Fiscalização em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem no ano passado. A gerente terá um prazo de 15 dias para resolução dos problemas encontrados pela equipe de fiscalização. Em caso de permanência das irregularidades, serão tomadas medidas judiciais para saneamento. Visando melhorar o serviço de Enfermagem, o presidente solicitou a diretora do hospital que fosse mais solícita aos requerimentos da gerência de Enfermagem.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais