06/11/2019

Alimentação saudável é tema de audiência pública na Câmara dos Deputados

Cofen participou da audiência, que debateu também o Guia Alimentar para População Brasileira

A Câmara dos Deputados debateu, nesta terça-feira (5), a Alimentação adequada e saudável no Brasil, junto a conselhos profissionais e representantes da área. Intermediada pela deputada federal Paula Belmonte (Cidadania – DF), a pauta principal foi a apresentação do projeto de lei que reduz a zero algumas alíquotas incidentes na comercialização de suco de frutas naturais.

O Ministério da Saúde lançou, em 2006, o Guia Alimentar para População Brasileira, no qual apresentou as primeiras diretrizes alimentares para a população. Já em 2014, foi publicada a segunda edição deste guia, que passou por um processo de consulta pública, que permitiu o seu amplo debate por diversos setores da sociedade e orientou a construção da versão final.

O guia é um documento oficial que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira, orientando as ações de educação alimentar e nutricional no SUS e também em outros setores. Com orientações simples e práticas, recomenda o consumo de alimentos in natura e minimamente processados, com redução dos consumo de industrializados.

Durante a audiência foi debatido também a obesidade infantil e as doenças causadas pela má alimentação, além de pautar a forma de tributação de produtos naturais.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participou da audiência, representado pelos colaboradores Walkirio Almeida e Cacilda Hildebrand.

Fonte: Ascom - Cofen