28/10/2021

Artigo apresenta novos critérios de pesquisa em Enfermagem

Artigo descreve a rede de informações da Enfermagem criada há um ano, que começa a crescer no Brasil

Artigo sobre metodologia FAIR acaba de ser lançado

Fortalecer a ciência aberta para criar dados acessíveis à comunidade acadêmica. Com este propósito foi desenvolvida a Rede Go Fair Brasil Enfermagem, uma extensão da Rede Go Fair Brasil Saúde. A metodologia de ambas as redes acaba de virar tema do artigo “Rede Go Fair Brasil Enfermagem: onde estamos e aonde queremos chegar?”

A metodologia da publicação visa a promoção, o compartilhamento, a leitura por máquinas e pessoas, além do aproveitamento de dados conhecida pela sigla FAIR, que em inglês significa Findable, Accessible, Interoperable, Reusable; e em português: Encontráveis, Acessíveis, Interoperáveis e Reutilizáveis.

A professora dos programas de pós-graduação, mestrado profissional e mestrado acadêmico em Enfermagem da UNIRIO e uma das autoras do artigo, Sônia Souza, define a estrutura da Rede Go Fair Brasil Enfermagem como uma rede de compartilhamento mundial.“Buscamos compartilhar dados de Pesquisa em Enfermagem, apoiado nos princípios FAIR, visando a reutilização de dados por pesquisadores,” explica Sônia Souza.

O artigo faz parte da publicação “Princípios Fair aplicados à gestão de dados de pesquisa,” do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). GO FAIR Brasil Saúde Enfermagem é uma sub-rede com administração colegiada, que envolve a Direção da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto e os Programas de Pós- Graduação em Enfermagem PPGSTEH, PPGENF e PPGENFBIO da UNIRIO em cooperação com o ICICT/Fiocruz.

Para o futuro, com o reuso dos Dados, as Pesquisas em Enfermagem no Brasil ganharão maior visibilidade em outros países, promovendo novas linhas de pesquisa e a troca entre pesquisadores vinculados aos programas internacionais de pós-graduação ” conclui Sônia.

Rede Go Fair Brasil Saúde – A Rede Go Fair Brasil Saúde Enfermagem foi criada em 2020, durante o I Congresso Internacional da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Ela faz parte da Rede Go Fair Brasil Saúde, que engloba pesquisas de diversas instituições das áreas de saúde pública, vigilância sanitária, informação e comunicação em saúde, história do patrimônio cultural das ciências e da saúde, oncologia, enfermagem e educação profissional em saúde.

O II Seminário Internacional sobre Gestão de Dados GO FAIR Brasil Saúde trará novidades sobre a Rede Go Fair Brasil Saúde Enfermagem. O evento está previsto para os dias 23,24 e 25 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: Ascom - Cofen