07/04/2021

Busca por mundo mais justo e saudável é tema do Dia Mundial da Saúde

OMS destaca determinantes sociais da saúde neste 7 de abril

Nesta quarta-feira (7) é celebrado o Dia Mundial da Saúde. A data ganha ainda mais importância pois ocorre em meio à pandemia de Covid-19, que desde dezembro de 2019 afeta a vida de milhões de pessoas em vários países.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o tema “Construindo um mundo mais justo e saudável” como campanha do Dia Mundial da Saúde deste ano. A OMS pede que os líderes monitorem as iniquidades em saúde e garantam que todas as pessoas tenham acesso a serviços de saúde de qualidade quando e onde precisarem.

A organização destaca que em todo o mundo, alguns grupos não apenas têm acesso limitado a serviços de saúde de qualidade, mas também precisam viver com pouca renda, não têm condições de moradia seguras e educação de qualidade, têm pouco ou nenhum acesso a ambientes seguros, água e ar limpos.

É fundamental que todos os países possam ter capacidade para vacinar os profissionais de Saúde e quem faz parte do grupo de risco. A OMS em parceria com outras organizações ao redor do mundo vem trabalhando nessa causa com a iniciativa COVAX, que buscam assegurar a distribuição equitativa das vacinas a todos os países de rendas baixa e média.

A pandemia de Covid-19 mostrou a importância de investir em políticas públicas para a área da Saúde no Brasil. É necessário valorizar e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) que já atende mais de 200 milhões de pessoas.

Nesta data, parabenizamos todos os profissionais de Saúde que dedicam as suas vidas para recuperar a saúde de mais pessoas e reforçamos mais uma vez a importância de todos se protegerem contra o vírus, com o uso de máscara, distanciamento social, lavar as mãos corretamente e se vacinar.

A data é comemorada desde 1950 e tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

Fonte: Ascom - Cofen