24/08/2015

Cofen abre consulta sobre mudança na lei que criou conselhos de Enfermagem

Proposta altera a lei 5.905/73, estabelecendo eleições diretas para plenário do Cofen e exame de proficiência para registro de novos profissionais

O Conselho Federal de Enfermagem abre nesta terça-feira (25/8) consulta pública sobre mudanças na Lei 5.905/73, que cria o sistema Cofen/Conselhos Regionais e estabelece suas funções. A proposta estabelece eleições diretas para a plenária do Cofen, entre outras mudanças.

“A lei de criação do sistema Cofen/Conselhos Regionais é de 1973, quando o Brasil vivia um período de governo autoritário. Convidamos a Enfermagem a pensar propostas para sua atualização”, afirmou o presidente Manoel Neri.

A proposta em consulta pública é fruto do Grupo de Trabalho composto por Neri, pelo procurador-geral do Cofen Joaby Ferreira, e pela coordenadora da Câmara Técnica de Legislação e Normas (CTLN), Cleide Mazuella. Após as contribuições, será enviada à apreciação da plenária do Cofen, que formalizará uma proposta de atualização na lei.

A plenária do Cofen passaria a ser composta por um conselheiro de cada Estado, eleito por voto direto para mandato de quatro anos, permitida uma reeleição.

Proficiência – A proposta institui o exame de proficiência a ser realizado pelo Cofen em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal, como requisito obrigatório para inscrição e registro de profissionais de Enfermagem nos Conselhos de Enfermagem.

Como participar – A consulta ficará aberta por 180 dias. Acesse o sistema e contribua. Para participar, é necessário preencher o cadastro e realizar o login no sistema.

Fonte: Ascom - Cofen