18/10/2021

Cofen e Coren-PA se reúnem com prefeito de Belém e pedem apoio ao PL do Piso

Encontro evidencia iniciativa dos Conselhos de Enfermagem em ampliar a articulação política em prol da aprovação do PL 2564/2020

Articulação política tem sido um dos pilares do Sistema Cofen/Corens na busca pela aprovação do piso

A presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, esteve reunida, nesta segunda-feira (18/10), com o prefeito em exercício de Belém, Edilson Moura (PT). No encontro, apresentou as demandas históricas da categoria e solicitou apoio da prefeitura da capital paraense ao Piso Salarial da Enfermagem, evidenciando a iniciativa dos Conselhos de Enfermagem em ampliar a articulação política em prol da aprovação do PL 2564/2020. Atualmente, profissionais de Enfermagem atuantes no município já contam com jornada de trabalho de 30 horas semanais, aprovada desde 2018.

A presidente do Cofen destacou a importância da articulação política por parte da Enfermagem. “É preciso que continuemos a expandir horizontes, ampliando o diálogo e buscando sempre apoio junto à classe política. Belém já assegura aos seus enfermeiros, técnicos e auxiliares a jornada fixada em 30 horas, e o apoio da prefeitura é fundamental”, afirmou.

Edilson Moura parabenizou os Conselhos de Enfermagem pela atuação em prol da aprovação do PL do piso e ressaltou o apoio às demandas dos profissionais. “Buscamos caminhar de forma alinhada com as pautas da Enfermagem. Nos colocamos à disposição para apoiar as bandeiras da categoria, declarou”.

Seguindo o exemplo da capital, o estado do Pará aprovou, em 2019, o Projeto de Indicação 7/2019, que estabelece a jornada semanal de 30 horas para profissionais de Enfermagem que trabalham em todo o território paraense. No entanto, o projeto que beneficiará diretamente os 87.308 profissionais inscritos no estado ainda aguarda ser sancionado pelo governador.

Presidente do Cofen apresentou as demandas históricas da Enfermagem

“Este encontro é um importante momento para que apresentemos as pautas da Enfermagem, a maior força da saúde brasileira. Esperamos que esta visita possibilite ainda mais uma atuação coordenada entre o Conselho Regional e a prefeitura de Belém, buscando contribuir para a melhoria da saúde no nosso município”, frisou a presidente do Coren-PA, Danielle Cruz.

O vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos Freire Gomes, esteve presente na reunião, e aproveitou a ocasião para apresentar ao prefeito as iniciativas do Sistema Cofen/Corens para a qualificação profissional, como o Mestrado Profissional, o Programa Proficiência e o Pós Tec Enfermagem. “Uma Enfermagem capacitada pode muito mais. Profissionais de Enfermagem do estado já estão se qualificando com as iniciativas educacionais do Cofen, e irão contribuir para o andamento dos bons serviços de saúde com a implementação dos resultados de suas pesquisas”, salientou.

Também participaram da reunião o secretário municipal de saúde, Maurício Bezerra, o chefe de gabinete da prefeitura, Aldenor Júnior, e o assessor de gabinete, Edmilson Novaes. Maurício Bezerra evidenciou o protagonismo da Enfermagem para o andamento das campanhas de vacinação em Belém.

Articulação política – O Sistema Cofen/Conselhos Regionais apoia e luta pela aprovação do Piso Salarial. Desde o início das discussões acerca do PL 2564/2020, tem se mobilizado junto à sociedade e articulado com senadores para que o projeto seja aprovado com celeridade.

No início do mês, presidentes dos Conselhos de Enfermagem divulgaram nota oficial conclamando o presidente do Senado Federal a pautar a votação o PL do piso, nos termos propostos pela emenda da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

 

Fonte: Ascom - Cofen