21/01/2021

Cofen e do Coren-RS visitam hospital do SUS que é referência em PICs

Hospital Vila Nova desenvolve pesquisa para uso de ozonioterapia como tratamento complementar da Covid-19

Equipe do Hospital Vila Nova apresentou projeto de PICS à comissão do Cofen e Coren-RS

Uma comitiva com integrantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) esteve na manhã de segunda-feira (18/01), no Hospital Vila Nova, em Porto Alegre, para conversar com profissionais e conhecer o projeto de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) desenvolvido na instituição.

A conselheira federal Marcia Anésia dos Santos, a presidente do Coren-RS, Rosangela Schneider, e o ex-presidente do Coren-RS, Daniel Menezes, que coordena a Comissão de Gerenciamento de Crise no Regional, visitaram as dependências do Hospital Vila Nova, com o enfermeiro responsável técnico da instituição, Fábio Botesini. O Vila Nova dispõe de 500 leitos, 100% SUS, e mais de 600 profissionais de Enfermagem. “Trata-se de uma instituição que tem crescido bastante e se tornou uma referência em Porto Alegre e em outras cidades do Estado”, enfatizou a presidente Rosangela.

Márcia e Daniel acompanharam, à tarde, a apresentação do projeto de PICS, com a presidente da Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Médica (Sobom), Maria Emilia Serra, a enfermeira pesquisadora Marília Luvisotto e a coordenadora da pesquisa no RS, Bruna Razzolini. O hospital desenvolve pesquisa sobre o uso da ozonioterapia, como técnica complementar no tratamento da Covid-19.

Para conselheira federal Márcia Anésia, “os resultados são promissores”

“Os resultados iniciais são muito promissores. Pode ser um tratamento complementar contra o novo coronavírus, se confirmada a eficácia”, afirmou a conselheira Marcia, ressaltando a importância de ampliar a pesquisa para outros estados. O Cofen reconheceu, por meio do Parecer Normativo 001/2020, a ozonioterapia como terapia complementar possível de ser realizada por enfermeiras(os) que sejam capacitados para a prática.

Também participaram das atividades o presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, médico Dirceu Dal’Molin, a diretora administrativa da associação, Thais Malcorra, a enfermeira coordenadora do programa Melhor em Casa, Juliana Raphaelli, o enfermeiro supervisor da Emergência do Núcleo Interno de Regulação (NIR), Ricardo Santos, e da enfermeira integrante da pesquisa Ellen Sena.

Fonte: Ascom - Cofen, com informações do Coren-RS