19/12/2021

Cofen lamenta a morte da enfermeira e grande colaboradora Rosali Ohl

Docente da UNIFESP por mais de 30 anos, a profissional atuou junto ao Cofen e era uma incansável defensora da valorização da Enfermagem e do ensino de qualidade

Enfermeira Rosali Ohl

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) lamenta a morte da grande colaboradora Rosali Ohl, enfermeira e ex-professora associada da Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP), onde lecionou por mais 30 anos. Rosali faleceu neste domingo (19/12), em decorrência de complicações da Covid-19. Sua partida precoce deixa inumeráveis contribuições em prol do ensino de qualidade em Enfermagem e da valorização da categoria.

O ensino ocupava um lugar especial em sua vida. Docente dedicada, foi autora de diversas produções acadêmicas. Concluiu mestrado e doutorado, ambos em pós-graduação em Enfermagem, se debruçando nos estudos sobre a relação professor-aluno. Acreditava que a experiência em sala de aula transformava de forma profunda e positiva o educador.

Durante sua carreira, Rosali trabalhou energicamente pela valorização da profissão. Junto ao Cofen, foi vice-coordenadora do projeto Enfermagem Solidária, integrou a Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental e participou de comissões científicas do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). Na luta pela qualidade da formação de enfermeiros, técnicos e auxiliares, compôs ainda o grupo que atuou na linha de frente do combate ao ensino à distância na graduação em Enfermagem.

Rosali participou de projetos do Cofen e integrou diversas comissões, entre elas a do 22º CBCENF

Em 2018, ao participar da gravação de um vídeo para a série “Heróis do Cuidado” do Cofen, lembrou o real papel da profissão. “Lidamos diariamente com a vida de outras pessoas com responsabilidade, técnica e excelência. Precisamos vestir a camisa da Enfermagem e acreditar que somos profissionais que fazem a diferença na sociedade”, declarou.

Neste momento de saudade, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais manifesta sua solidariedade aos familiares, amigos e colegas da exímia colaboradora, enfermeira e educadora. Que seu legado de contribuição rumo a uma Enfermagem efetivamente reconhecida possa viver em cada um dos profissionais e alunos que tiveram a oportunidade de conhecê-la.

Fonte: Ascom - Cofen