23/02/2022

Cofen monta Centro de Acolhimento para ajudar Enfermagem de Petrópolis

Espaço funciona em uma carreta, cedida pela empresa Vigor Logística em Saúde. Nesta terça-feira (22/2), presidente do Cofen visitou o local

Lideranças do Cofen realizaram visita ao centro

Buscando acolher os profissionais de Enfermagem da cidade de Petrópolis neste momento de perda e luto, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) instalou no município o Centro de Operações e Acolhimento, gerenciado pela Equipe de Resposta Rápida do Cofen em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ). A unidade funciona dentro de uma carreta, cedida através de parceria com a empresa Vigor Logística em Saúde, e está localizada na praça 14 bis, ponto central da cidade. Nesta terça-feira (22/2), a presidente do Cofen, Betânia Santos, acompanhada do segundo-secretário, Wilton Patrício, e do chefe de gabinete, Magno Guedes, realizou visita ao espaço. 

O centro conta com infraestrutura necessária para oferecer assistência aos enfermeiros, técnicos e auxiliares petropolitanos. Dentre os ambientes, dispõe de sala para atendimento e apoio da saúde mental dos profissionais, espaço destinado à solicitação da isenção ou devolução da anuidade e ainda um almoxarifado responsável pelo recebimento de doações aos profissionais que estão preenchendo formulário de cadastro no site do Coren-RJ. “Neste momento difícil, queremos reforçar o nosso apoio incondicional à Enfermagem de Petrópolis. Onde quer que a nossa categoria precise, estaremos presentes”, afirmou a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Desde a última semana, fortes chuvas têm atingido o município, causando inundações e deslizamentos de morros e encostas. Segundo dados da Polícia Civil, até o momento foram confirmadas 193 mortes, entre elas de integrantes da Enfermagem. 69 pessoas ainda estão desaparecidas. Com o desastre, estimativas dos conselhos apontam que cerca de 400 profissionais da região estejam neste momento em situação de vulnerabilidade.

Centro de acolhimento conta com infraestrutura necessária para oferecer assistência aos profissionais de Enfermagem da região

Segundo o coordenador da Equipe de Resposta Rápida do Cofen, Eduardo Fernando de Souza, não apenas a Vigor Logística, em Saúde mas outras empresas e instituições também estão realizando a doação de itens aos profissionais. “Chegamos ao município no último sábado com a missão de prestar toda a assistência necessária aos nossos colegas. Além deste centro, estamos recebendo o apoio da catedral de Petrópolis e de outras empresas que estão realizando a entrega de alimentos e itens de higiene pessoal”, comentou.

Anexado à carreta está o Coren-RJ Móvel, responsável pelo processo de retirada da 2ª via da identidade profissional. “Queremos agradecer o apoio oferecido pelo Conselho Federal. Com a nossa presença, buscamos mostrar para os nossos colegas da Enfermagem de Petrópolis que eles não estão sozinhos. Nós também estamos aqui com vocês”, ressaltou a presidente do Coren-RJ, Lilian Behring, que junto a outros conselheiros do regional, recepcionou as lideranças do Cofen.

“Estamos trabalhando para que nenhum enfermeiro, técnico e auxiliar fique sem assistência, abrigo ou segurança. Esta é a nossa principal missão”, frisou o conselheiro federal Wilton Patrício, que também integra a Equipe de Resposta Rápida.

Equipe de Resposta Rápida — Além de Eduardo Fernando de Souza e Wilton Patrício, o grupo é composto por Carlos Pereira, Paulo Afonso de Souza e Sílvio Queiroz. A equipe também tem atuado para auxiliar tecnicamente as ações dos órgãos governamentais do estado do Rio de Janeiro.

Fonte: Ascom - Cofen