13/06/2022

Cofen participa de Fórum sobre Urgência e Emergência no interior de São Paulo

Comissão Nacional de Urgência e Emergência integrou a programação do evento com palestra

Fórum foi promovido pela prefeitura de Monte Alto, em parceria com o COUR e o SAMU local

A Comissão Nacional de Urgência e Emergência (CONUE) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participou, na última sexta-feira (10/6), do 1º Fórum de Enfermagem em Urgência e Emergência da cidade de Monte Alto, no interior de São Paulo. O evento foi promovido pela prefeitura municipal, em parceria com o Centro de Operações de Urgências e Remoções (COUR) e o SAMU local.

O coordenador da CONUE, Eduardo Fernando de Souza, apresentou a palestra “Normatização do Cofen sobre a Assistência de Enfermagem no âmbito da Urgência e Emergência”. Os presentes puderam acompanhar a apresentação das legislações criadas pelo Cofen para amparar e conferir legitimidade à assistência realizada pelos profissionais de Enfermagem que atuam nos ambientes pré e intra-hospitalares.

Durante a exposição, Eduardo Fernando também evidenciou a necessidade da atualização do modelo de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) móvel oferecido aos pacientes críticos, principalmente aqueles que se encontram nas áreas de vazios assistenciais e que acabam prejudicados diretamente pela desassistência.

“O Cofen vem atuando com o intuito de regulamentar a assistência de Enfermagem e aumentar a qualidade dos serviços prestados aos pacientes graves. Para alcançar este objetivo, foram criadas até o presente momento onze resoluções que normatizam a assistência da profissão no âmbito da urgência e emergência. Entre elas, destaco a Resolução 655/2020, além da recente e histórica Resolução 688/2022, que reconhece a modalidade de Suporte Intermediário de Vida (SIV) no país, incorporando as prerrogativas e competências do enfermeiro junto ao técnico de Enfermagem no atendimento pré-hospitalar”, complementou.

A capacitação já foi realizada por mais de 300 profissionais

A realidade do APH no Brasil ainda enfrenta descompassos. A Rede SAMU, maior serviço público de atendimento às urgências e emergências do país, possui apenas 614 Unidades Terrestres de Suporte Avançado (UTI Móvel) para atender mais de três mil municípios brasileiros. Já as unidades de Suporte Básico de Vida (SBV), caracterizadas por possuírem menor resolutividade, estão presentes em grande parte do território nacional, com 2.472 veículos.

Recertificação dos profissionais do SAMU de Ribeirão Preto — Ainda cumprindo agenda no estado de São Paulo, a CONUE, na última quinta-feira (9/6), acompanhou o encerramento do 5º Curso de recertificação dos profissionais do SAMU Regional de Ribeirão Preto. A capacitação, que já foi realizada por mais de 300 profissionais, aborda as legislações vigentes do Cofen e do Ministério da Saúde sobre urgência e emergência. 

 

Fonte: Ascom - Cofen