04/04/2016

Cofen participa do I Encontro de Enfermagem Obstetrícia do Coren-RR

Com participação do Cofen, Abenfo, deputados e Ministério Público evento promove melhoria da assistência
Encontro debateu redesenho da assistência ao parto, com foco na humanização e segurança

Encontro debateu redesenho da assistência ao parto, com foco na humanização e segurança

O Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (Coren -RR) realizou na quinta-feira (31/1), na Universidade Federal de Roraima, em Boa Vista, o primeiro encontro de Enfermagem Obstétrica do estado. Com a presença da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen, do Ministério Público, da Abenfo-RR (Associação Brasileira de Enfermagem Obstétrica), representantes da Rede Cegonha, maternidades e profissionais, o encontro debateu o redesenho do modelo de assistência ao nascimento. Esteve presente também o deputado estadual Gabriel Picanços, autor da Lei que tornou obrigatório o teste do coraçãozinho, primeira no Brasil.

Em entrevista à TV Amazônia, o coordenador da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen, Herdy Alves, falou sobre os objetivos do seminário.  “Um grande desafio hoje para o Brasil é o redesenho do modelo de assistência obstétrica. Precisamos centrar o cuidados às mulheres pensando no processo de humanização, de qualificação, de segurança”, afirmou.

Comissão de Saúde da Mulher se reúne com recém criado GT de Roraima

Comissão de Saúde da Mulher se reúne com recém criado GT de Roraima

GT de Saúde da Mulher – Com apoio da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen, reunida em Bela Vista, o Coren-RR criou seu Grupo de Trabalho de Saúde da Mulher, coordenado por Gabrielle Rodrigues. “A criação de GTs de Saúde da Mulher qualifica a atuação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais como agentes de transformação da assistência, especialmente ao nascimento”, destacou a conselheira federal Fátima Sampaio.

A atuação da Enfermagem Obstétrica é considerada um dos pilares do processo de humanização do parto e está associada a maior segurança e satisfação da parturiente, com redução das intervenções e maior taxas de sucesso do parto normal.

Conheça as normas do Cofen sobre atuação em Enfermagem Obstétrica:

Resolução Cofen nº 477/2015– Dispõe sobre a atuação de Enfermeiros na assistência às gestantes, parturientes e puérperas.

Resolução Cofen Nº 478/2015– Normatiza a atuação e a responsabilidade civil do Enfermeiro Obstetra e Obstetriz nos Centros de Parto Normal e/ou Casas de Parto e dá outras providências.

Resolução Cofen Nº 479/2015– Estabelece critérios para registro de títulos de Enfermeiro Obstetra e Obstetriz no âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem

 

Fonte: Ascom - Cofen