20/10/2021

Comissão Intercultural do Cofen visita Coren-PE

O encontro desta terça-feira (19) objetivou discutir estratégias de ações que auxiliem na assistência às populações vulneráveis

Encontro aconteceu na sede do Coren-PE, na capital

Membros da Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Intercultural do Conselho Federal de Enfermagem (Conenfsi/Cofen) estiveram, nesta terça-feira (19), em um encontro com a secretária Thaíse Torres, representante da presidência do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), e com membros da Câmara Técnica de Assistência em Atenção as Populações Vulneráveis do regional, coordenada pelo conselheiro Gidelson Gomes.

O encontro, que aconteceu em Recife, teve como objetivo discutir estratégias de ações que auxiliem na assistência à população, assim como promover o reconhecimento deste público e o mapeamento de políticas públicas que possam subsidiar o serviço destes profissionais da Enfermagem, por vezes invisíveis aos entes públicos, situação já evidenciada na pesquisa Perfil da Enfermagem.

“É de suma importância esta aproximação com os conselhos regionais, pois a profissão tem predominância forte de raça, gênero e etnias. Precisamos ter política para acolher, assistir e dar suporte institucional aos profissionais, por isso o Cofen criou a Conenfsi”, garante Paulo Murilo, coordenador da comissão.

A categoria da Enfermagem reúne uma imensidão de profissionais em várias linhas do cuidado e é necessário conhecer a realidade do cenário de trabalho: dificuldades, vínculos trabalhistas, garantia de EPIs e a saúde destes profissionais. Dessa forma é possível o desenvolvimento de uma assistência excelente à população.

Saúde Indígena – A comissão está realizando uma pesquisa para identificar dificuldades técnicas, éticas e normativas da assistência de Enfermagem prestada pelos profissionais do país à população indígena. A enquete é breve e ficará disponível para todos os profissionais de Enfermagem do país que atuam no contexto da saúde indígena. Basta acessar o link e participar.

Fonte: Ascom - Cofen