16/03/2022

Comissão propõe evento sobre inovações em Enfermagem e Saúde Mental

Proposta, que fortalece rede de especialistas voluntários articulados em torno da Enfermagem Solidária, será submetida ao plenário

Vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos, recebe integrantes da Comissão e do GT.

A Comissão Nacional de Saúde Mental do Conselho Federal de Enfermagem (Conaesm/Cofen) está finalizando proposta para realização de evento sobre inovações em Enfermagem e Saúde Mental, com foco nas experiências dos especialistas voluntários que participaram do Programa Enfermagem Solidária. Sob coordenação do Cofen, o programa foi pioneiro na oferta de apoio emocional às equipes na linha de frente do combate à covid-19, e foi reativado neste ano, com foco nos profissionais e população afetados pelas enchentes.

“Nosso objetivo é disseminar boas práticas e, sobretudo, fortalecer esta rede de especialistas voluntários articulados em torno da Enfermagem Solidária”, explica a coordenadora da comissão, Dorisdaia Humerez. A programação prevê a difusão de oficinas terapêuticas desenvolvidas nos CAPs (Centros de Atenção Psicossocial), que realizam o atendimento ambulatorial a pacientes com transtornos persistentes. “Temos diversos exemplos de ações vinculadas às comunidades, incluindo horta suspensa, produção de repelentes com material orgânico, inclusive com geração de renda para sustentabilidade dos projetos e inserção social dos pacientes”, enumera a coordenadora.

“É importante fortalecer iniciativas com foco na integração social, no contexto que vivemos, de recrudescimento da Reforma Psiquiátrica, com priorização do financiamento de internações”, destaca Dorisdaia. O evento proposto inclui, ainda, discussões qualificadas sobre a política da saúde mental no país, os problemas enfrentados pela Enfermagem no momento de pandemia e um momento artístico. A proposta está em debate durante a semana e será submetida ao plenário do Cofen.

GT de Saúde Mental – A reunião da Conaesm/Cofen, nesta semana (14 a 18), em Brasília, marcou também a chegada do Grupo de Trabalho (GT) que fortalece as ações da comissão. Com notório saber na área, os enfermeiros Kenny Ramponi, Ana Ochoa e Marciana Moll participam do GT.

 

Fonte: Ascom - Cofen