12/11/2019

Como a Enfermagem pode transformar famílias de crianças com doenças crônicas

Líderes fortes podem modificar protocolos e unir famílias e pacientes

Palestrante Myriam Mandetta

Myriam Aparecida Mandetta ministrou, na tarde desta terça-feira (12/11), palestra sobre o tema “Cuidados da Família de Criança em Condição Crônica de Saúde”. Durante sua fala, a especialista em Cuidado Centrado na Família falou sobre como o protagonismo da Enfermagem pode transformar protocolos opressores em práticas libertadoras para as famílias de pacientes crônicos.

Segundo Mandetta, é preciso que se adotem práticas de acolhimento às famílias que acompanham suas crianças em exaustivas rotinas hospitalares. Ela considera que líderes fortes podem modificar protocolos que separam famílias e pacientes. “Ter uma criança em condição crônica altera a vida de uma família para sempre”. Regras e rotinas que restringem visitas de familiares precisam ser revisadas para que seja permitido auxiliar a qualidade de vida do paciente e da família, viabilizando acesso e interação de familiares com suas crianças.

Segundo a palestrante, é preciso que se adotem práticas de acolhimento às famílias

O tratamento do paciente crônico infantil deve envolver seu núcleo familiar, pois é necessário que todos vivenciem as dificuldades, desenvolvam estratégias de cuidado e criem uma capa de resiliência para lidar com doença. Ainda segundo a palestrante, se não for dada à família a oportunidade de desabafo e de compreensão do que se passa, a reação diante da experiência pode trazer sentimentos de culpa, medo e até mesmo apatia.

Para Myriam, o enfermeiro tem a responsabilidade e o compromisso de realizar ações que promovam o alívio do sofrimento da família, escutando suas histórias, trocando informações e promovendo ações de valorização da assistência prestada pela família ao paciente. “Como enfermeiros, podemos escolher entre um cuidado opressor ou um cuidado libertador”, finalizou a doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP).

Fonte: Ascom - Cofen