05/04/2022

Concurso vai eleger slogan do Dia Mundial de Doação de Leite Humano

Enfermagem tem papel essencial na promoção do aleitamento e gestão dos Bancos de Leite Humano. Veja como participar da votação

Peça da campanha do Ministério da Saúde; prematuros são principais beneficiados com a doação de leite

A Rede Global de Bancos de Leite Humano – rBLH divulgou a relação dos slogans participantes para a escolha da melhor frase para celebrar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19 de maio). Ao todo, são 253 slogans participantes e a escolha é aberta para toda a sociedade. O slogan escolhido deve trazer inovação, originalidade, boa aplicabilidade e que comunique bem a mensagem do tema deste ano da campanha que é “Solidariedade e paz no mundo globalizado”. Além disso, o mais votado será disponibilizado para a rBLH nas celebrações ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano em 2022. Acesse o link para votar.

A Enfermagem tem um papel fundamental no estimulo ao aleitamento, ordenha e doação do alimento que salva vida. O Banco de Leite Humano é política pública instituída em uma rede ampla de cuidados à amamentação, que tem como não apenas a coleta e distribuições do leite doado, mas também a orientação às recém-mães e estímulo à amamentação, recomendada até os dois anos de idade ou mais.

“O Banco de Leite Humano organiza processos de cuidado por meio da Enfermagem, que é extremamente importante no manejo da amamentação”, explica Herdy Alves, da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen. “Orientação às mães, massagens, ordenha, e manejo do leite doado por mulheres que têm alta produção estão entre as atividades das profissionais de Enfermagem nos Bancos de Leite”, afirma o professor, que ressalta também o papel da Enfermagem nas questões sociais relacionadas à amamentação. “O apoio à amamentação passa pelo cuidado com a recém mãe”.

Quem pode doar? – Toda mulher que amamenta é uma potencial doadora de leite materno, basta estar saudável e não estar tomando nenhum medicamento que interfira na amamentação. Quem quiser doar, pode procurar o banco de leite humano mais próximo ou ligar para o Disque Saúde, pelo número de telefone 136.

Para a coleta, a doadora deve lavar bem as mãos e os braços, até o cotovelo, com bastante água e sabão, cobrir os cabelos com lenço ou touca e usar um pano ou máscara sobre o nariz e a boca. As mamas devem ser lavadas apenas com água e, em seguida, secas com toalha limpa. A coleta deve ser feita em local limpo e tranquilo. O leite extraído para doação pode ficar no freezer ou no congelador da geladeira por até 10 dias. Nesse período, deverá ser transportado ao banco de leite humano mais próximo.

 

Fonte: Ascom - Cofen, com informações da rBLH/Fiocruz e do MS