11/08/2021

Conselho de Enfermagem debate oferta de especialização gratuita para técnicos

Presidente do Cofen recebeu representantes das Escolas Técnicas Federais em Brasília

Programa busca atender aspirações de quase 2 milhões de profissionais

A presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, recebeu hoje (11/8) representantes de escolas técnicas vinculadas às universidades federais para discutir propostas do Cofen de especialização para profissionais de nível médio.  O programa “PÓS TEC Enfermagem” busca atender necessidades da Saúde Coletiva e as aspirações de quase 2 milhões de técnicos e auxiliares de Enfermagem.

“Nosso foco são os profissionais de nível médio que estão atuando na assistência e que vêm buscando o apoio do Cofen para a construção de pontes entre teoria e prática, de forma gratuita”, explica Betânia. “É com muita satisfação que recebo docentes e diretores aqui no Cofen nessa grande troca de conhecimentos”, agradeceu a presidente, que também é professora efetiva da Escola Técnica da UFPB.

O programa PÓS TEC Enfermagem, que se encontra em fase preliminar, oferecerá cursos gratuitos de especialização aos técnicos e auxiliares de Enfermagem de todo o Brasil. Nesta etapa, o Cofen está realizando visitas às instituições para alinhar todos os pontos como estruturas físicas, funcionais e tecnológicas para identificar possíveis instituições parceiras do Cofen com capacidade de promover os cursos de qualificação a nível nacional.

Participaram da reunião a diretora da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Maria Soraya, o presidente do Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais, Zilmar Rodrigues, e o diretor da Escola Técnica de Artes da Universidade de Alagoas – UFAL, David Farias. Maria Soraya destacou a importância de proporcionar formação para o SUS.

Perfil da Enfermagem – O programa visa atender uma demanda sinalizada pelos profissionais de nível médio durante a pesquisa Perfil da Enfermagem (Cofen/Fiocruz, 2015), na qual manifestaram interesse em participar de atividades de aprimoramento profissional. As especialidades ofertadas pelo “PÓS TEC Enfermagem” estarão de acordo com as reconhecidas pela Resolução Cofen 609/2019 nas áreas de saúde coletiva, saúde da criança e do adolescente, saúde do adulto e saúde do idoso.

Investimento em formação – O Cofen, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), apoia o maior programa de financiamento de vagas em mestrado profissional do Brasil. Com foco na melhoria do SUS, o programa vai formar 500 mestres. Egressos das primeiras turmas já estão implementando os resultados de suas pesquisas. A atual gestão do Cofen já está articulando a ampliação da parceria, em 2022, com 500 novas vagas. O conselho ofereceu, ainda, cursos de capacitação gratuitos sobre a Covid-19.

Fonte: Ascom - Cofen