19/04/2016

Coren-PR realiza audiência pública sobre EaD em Foz do Iguaçu

Audiência tem início às 19h desta quarta-feira (20/04), na Câmara Municipal

ÍndiceUma profissão que lida com a vida não pode ser ensinada a distância. Esse é o tema que será debatido em audiência pública no próximo dia 20 de abril na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. A proposta, articulada com o vereador Nilton Bobato, é do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR).

A iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) tem  o apoio do Coren-PR, a fim de defender e lutar pela qualidade da formação dos profissionais de enfermagem no País. No ano passado, o Cofen desencadeou a Operação EaD, constatando condições precárias de oferta nos cursos de enfermagem a distância. A operação envolveu 118 fiscais e 315 visitas em polos de apoio presencial, que em sua maioria não oferece sequer condições para a prática de estágio supervisionado. Já são mais de 58 mil vagas de graduação em enfermagem a distância ofertadas no Brasil.

O relatório final da operação foi encaminhado para o Ministério Público Federal, que abriu inquérito para apurar a situação, e cópias do documento foram remetidas ainda ao Ministério da Educação (MEC), ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), ao Conselho Nacional de Educação (CNE), ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) e ao Congresso Nacional, para conhecimento e providências.

O Projeto de Lei 2891/2015, proposto pelo Cofen, que proíbe a graduação de enfermeiros e formação de técnicos na modalidade EaD, e apresentado pelo deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), também já recebeu parecer favorável da Comissão de Educação da Câmara.

Audiência Pública

Dia: 20/04/2016

Horário: 19h

Local: Câmara Municipal de Foz do Iguaçu

Travessa Oscar Muxfeldt, Nº 81- Centro

Fonte: Coren-PR