05/05/2020

“Salve vidas” é tema do Dia Mundial de Higiene das Mãos

“Profissionais de Enfermagem e da Atenção Obstétrica: o cuidado seguro está em suas mãos!”

O Dia Mundial de Higiene das Mãos, comemorado todos os anos em 5 de maio, mobiliza pessoas em todo o mundo com o propósito de aumentar a adesão à higiene das mãos nos serviços de saúde, protegendo assim, tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde contra as infecções.

Este ano, o tema da campanha “SALVE VIDAS: higienize suas mãos” está alinhado com o ano da Enfermagem e da Atenção Obstétrica, e tem como objetivo, reconhecer os profissionais que atuam nestas áreas como heróis da linha de frente que merecem reconhecimento e apreço de todos, destacando suas atuações que são de fundamental importância na prevenção de infecções.

Sabe-se que a higiene das mãos (com preparação alcoólica ou com sabonete líquido e água) é uma das ações mais eficazes que se pode executar para reduzir a propagação de patógenos e prevenir infecções, incluindo a COVID-19. Assim, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade podem desempenhar um papel importante na prevenção das infecções, praticando a higiene frequente das mãos, e salvando vidas durante essa pandemia.

Como parte da Campanha do 5 de maio de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS), apoiada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) visam:

  • Tornar a higiene das mãos uma prioridade global;
  • Inspirar a higiene das mãos e a mudança de comportamento para as práticas de segurança do paciente; e
  • Estimular os profissionais de saúde a desempenharem as boas práticas de cuidados limpos e seguros para a prevenção de infecções e melhoria da segurança do paciente em serviços de saúde.

A Campanha do 5 de maio de 2020 também faz um apelo aos gestores de saúde para que proporcionem a prestação de cuidados e práticas seguras para a melhoria da qualidade da assistência, favorecendo a segurança do paciente, dos profissionais e do ambiente de assistência à saúde. Além disso, exorta os profissionais responsáveis pela prevenção e controle de infecções (CCIH) e Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) a empoderar profissionais de Enfermagem e da Atenção Obstétrica, com o devido conhecimento sobre a prática da higiene das mãos para a prevenção de infecções em serviços de saúde, como as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e COVID-19, por meio de capacitações sobre o tema, especialmente no cenário atual de pandemia em nosso país e no mundo. Enfim, a Campanha estimula Pacientes e Familiares a participarem de sua própria assistência visando ao cuidado mais seguro em serviços de saúde.

No dia 5 de maio de 2020 e durante todo o mês de maio, participe desta celebração mundial e nacional, através de:

– Promoção de capacitações locais sobre prática de higiene das mãos em serviços de saúde; utilize os cartazes traduzidos pela OPAS/OMS e Anvisa, acessando os links abaixo:

– Ajudando a divulgar a Campanha 2020, compartilhando os materiais da Campanha, disponíveis no hotsite Segurança do Paciente.

– Reconhecendo o importante e fundamental papel dos profissionais de Enfermagem e da Atenção Obstétrica, além dos demais profissionais que atuam em serviços de saúde na tarefa de “Salvar Vidas”, por meio da prestação de cuidados limpos e seguros; aplausos, premiações e agradecimentos locais podem ajudar neste reconhecimento.

– Vídeos ou fotos sobre a Campanha local podem ser compartilhados nos canais de mídia social da Anvisa com: #ProfissionaisDeEnfermagemEAtençãoObstétrica; #higienedasmãos e #previnainfecção.

Na oportunidade, informamos que todos os materiais sobre Segurança do Paciente em Serviços de Saúde (Manuais, guias, cartazes, fôlderes, Notas técnicas, Boletins, entre outros) estão disponíveis em: https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/

Materiais específicos sobre prevenção de COVID-19 podem ser acessados em:

Notas técnicas, Materiais, Curso OMS e perguntas e respostas, acesse o link.

Fonte: ANVISA