27/09/2022

Enfermagem é agente essencial na luta contra o AVC no país

Campanha anual visa conscientizar a população sobre o conceito, sinais de alerta e tratamentos da doença

Dia mundial do AVC é comemorado em 29 de outubro, dia de maior mobilização da campanha

Começou a campanha anual de conscientização sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC) promovida pela Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization – WSO), com apoio do Cofen, que dura até 29 de outubro. A doença, que  registrou no mês de julho 8.758 óbitos no país, o equivalente a 11 mortes por hora e no primeiro semesre deste ano, já superou números de mortes por infarto e covid-19.

O objetivo é aumentar o conhecimento do impacto, sinais de alerta e prevenção da doença. Para a coordenadora da Câmara Técnica de Atenção à Saúde (Ctas/Cofen), Mayra Gonçalves, é importante reconhecer que a Enfermagem tem papel fundamental no combate e prevenção do AVC. “Além de uma boa consulta de Enfermagem, o profissional deve dar uma boa orientação, com explicação sobre alimentação, atividades físicas e uma avaliação do histórico do paciente”, ressalta.

O ponto alto da campanha acontece dia 29 de outubro, considerado o Dia Mundial de Combate ao AVC, que é a segunda maior causa de mortes no país e o principal motivo de incapacidade no mundo. A WSO reforça que é importante aumentar o conhecimento do impacto na população e “o fato de que se trata de uma doença tratável”. 

“É necessário que a Enfermagem se sensibilize com o paciente de uma forma total. Com o hipertenso, por exemplo, devemos ter sensibilidade com o núcleo familiar, escolaridade e saúde mental. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença no cuidado e interação”, conclui Mayra.

 

Fonte: Ascom - Cofen