09/10/2019

Ministério da Saúde incentiva Laboratório de Inovação em Enfermagem

As inscrições seguem até 30 de novembro e as experiências selecionadas serão sistematizadas e divulgadas em publicações especializadas

Estão abertas, até 30 de novembro, as inscrições para o “Laboratório de Inovação em Enfermagem: Valorizar e Fortalecer a Saúde Universal”, promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), com a participação do Ministério da Saúde na avaliação e seleção dos trabalhos.

O objetivo é mapear, sistematizar e divulgar experiências inovadoras, que estejam em execução, produzidas por profissionais da Enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), na área da gestão de serviços, da atenção à saúde da população, da educação e formação profissional.

As iniciativas apresentadas devem contemplar ações em dois temas de grande relevância para a saúde:  Valorização da Enfermagem e Ampliação do escopo de prática de enfermagem. Cada proponente pode apresentar um trabalho por tema e a seleção acontecerá em três etapas. As experiências selecionadas serão publicadas em fóruns temáticos, na Revista do COFEN e na série técnica NavegadorSUS.

A iniciativa permitirá a criação de um panorama das estratégias adotadas pelos profissionais ao enfrentar os desafios do sistema de saúde – como a necessidade de ampliar o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde, de melhorar a capacidade resolutiva dos serviços de saúde e da qualidade do cuidado ofertado e de reduzir custos e gastos em saúde.

Podem participar trabalhadores e gestores de serviços de saúde públicos, de todos os níveis de atenção, instituições de ensino públicas e privadas sem fins lucrativos e organizações não governamentais.

Confira o Edital. As experiências devem ser inscritas por meio do formulário eletrônico disponível no FormSUS.