11/09/2019

No Pará, hospital recebe certificado de qualidade do Cofen

Selo de qualidade conquistado promove a certificação dos profissionais de enfermagem e da instituição

Os profissionais da área de enfermagem do Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), receberam nesta primeira semana de setembro, o certificado do Programa Nacional da Qualidade (PNQ), concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Com êxito, o Hospital 5 de Outubro, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, atingiu 82,9% de conformidade nos requisitos avaliados, certificando a qualidade da assistência de enfermagem prestada. A unidade foi a quarta a ser certificada no Brasil.

Na cerimônia de entrega do certificado, além de 74 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem do HCO, o evento contou com a presença do coordenador da Comissão Nacional de Qualidade do Cofen, Cláudio Porto, que na ocasião parabenizou a equipe do HCO. “Nosso principal objetivo é que os profissionais possam ser reconhecidos e valorizados em suas práticas assistenciais”, declarou.

O Cofen é o órgão responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem no Brasil. O selo de qualidade conquistado pelo Cinco de Outubro promove, simultaneamente, a certificação da instituição e do profissional, reconhecendo as práticas assistenciais dos profissionais, além do esforço e a excelência do serviço.

Para a certificação, as instituições são avaliadas em seis dimensões: ações gerenciais sistêmicas; estrutura organizacional; aspectos operacionais; infraestrutura; gestão de pessoas e responsabilidade social.

“O intuito dessa certificação é dar visibilidade, reconhecer e valorizar os profissionais de Enfermagem pelas práticas seguras e de qualidade que eles executam no dia a dia no nosso hospital”, disse emocionada a gerente assistencial do HCO, Renata Chiquetti.

Durante o evento, os profissionais ainda receberam várias homenagens de enfermeiros e técnicos, que declararam o seu respeito e compromisso com a profissão, como foi o caso da enfermeira Kelciane Koura, que fez questão de realizar novamente o juramento da enfermagem. Além disso, também foi reforçada a importância do cuidado centrado no paciente na palestra ministrada pela enfermeira Annallena Silva, do Núcleo da Qualidade de Segurança do Paciente do Hospital Yutaka Takeda.

Segundo Marcos Silveira, diretor Hospitalar do HCO, a iniciativa do Cofen em medir a qualidade e segurança prestada ao paciente pelos profissionais de enfermagem, é extremamente valoroso para a classe profissional e para o engrandecimento da atividade assistencial prestada pelo Hospital 5 de Outubro. “Nossos profissionais receberam da maior autoridade dentro da área de Enfermagem o certificado que comprova a excelência e a qualidade do trabalho assistencial que vem sendo desenvolvido dentro da Instituição”, frisou o diretor.

Hospital 5 de Outubro – O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.

A unidade hospitalar possuí estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: laboratório de patologia clínica, Ultrassonografia, Mamografia, Radiologia, Eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Oftalmologia, Pediatria, Cirurgia Geral,  Fonoaudiologia, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Psicologia e Nutrição.

O Hospital 5 de Outubro possui 23 leitos, sendo sete apartamentos individuais e 16 leitos de enfermaria coletiva. A unidade possui, também, um centro cirúrgico com duas salas de cirurgias e quatro leitos de recuperação pós-anestésicos.

Fonte: Pró-Saúde Pará